A indisciplina no âmbito escolar
Resumo
Resumo : Este estudo objetivou discorrer sobre a indisciplina no ambiente escolar. Sabe-se que atualmente um dos maiores desafios da educação repousa na falta de limites de muitos educandos, o que interfere no processo de aprendizagem, aliado ao desarmamento dos professores e gestores frente a essa situação. Considera-se que o aspecto comportamental traduz uma realidade social, sendo possível que as manifestações de indisciplina possam ser enfrentadas pedagogicamente e com êxito, dependendo da postura e visão dos educadores. Educar para a vida requer transformar as diferentes dimensões dos obstáculos educacionais em matéria prima da educação rumo a consecução da cidadania. Este estudo se justifica, assim, em compreender a indisciplina e os fatores que a motivam, bem como a atuação dos educadores neste contexto. A metodologia de pesquisa aplicada foi a revisão bibliográfica, analisando as contribuições de diferentes autores que discorrem sobre o tema em questão, tendo por base artigos científicos. Ao término, constatou-se que o problema existente em relação ao tema proposto, é que o mesmo a princípio é resultante do convívio familiar, no qual não lhes é informado a existência de normas de disciplina, assim sendo, acabam por estender a falta de limites que resulta em indisciplina para fora do âmbito familiar, ou seja, para a escola e conjuntamente o convívio social.
Collections
- Coordenação Pedagógica [455]