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dc.contributor.authorSilva, Aniele Andrade dapt_BR
dc.contributor.otherCruz, Fabiana Thomé dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2020-01-07T13:13:13Z
dc.date.available2020-01-07T13:13:13Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/55527
dc.descriptionOrientadora : Fabiana Thomé da Cruzpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : No Brasil, as avaliações em larga escala são realizadas com o objetivo de subsidiar a criação e a modificação de políticas educacionais, bem como buscar a melhoria da qualidade escolar. Percebese também que elas norteiam o currículo escolar, pois, a partir delas, define-se as disciplinas que terão prioridade no processo de avaliação, como é o caso da Prova Brasil, que avalia a proficiência em Língua Portuguesa e Matemática. Desta forma, este trabalho tem como objetivo refletir sobre de que forma as avaliações em larga escala podem ser utilizadas como estratégia para a melhoria da qualidade na educação; e quais são os impactos no desempenho e trabalho docente, na gestão escolar e na construção do currículo escolar das escolas públicas brasileiras. Para se alcançar o objetivo proposto, fez-se uma pesquisa bibliográfica sobre a temática, tendo como aporte teórico os estudos de Perrenoud (2007); Souza (2003), entre outros. Entende-se que o currículo escolar trás consigo uma construção histórica e social, a qual sofre intercorrência ao longo do tempo, principalmente pelas ações educacionais e políticas vigentes. Portanto, busca-se descrever sobre a importância do currículo escolar e sua evolução ao longo do tempo. Com relação às avaliações em larga escala, percebe-se que elas tem influenciado na organização e implementação do currículo da Educação Básica, principalmente através da mudança de conteúdos e novas práticas pedagógicas para o trabalho escolar, que precisam ser reajustadas em prol dos resultados obtidos nas avaliações, mas que dão a possibilidade de professores e gestores desenvolverem práticas pedagógicas diferenciadas e capazes de desenvolver competências e habilidades nos alunos de forma significativa.pt_BR
dc.format.extent17 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPratica de ensinopt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.titleOs sistemas de avaliação em larga escala como norteadores do currículopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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