Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRolkouski, Emerson, 1975-pt_BR
dc.contributor.authorPudelco, Milena Schneiderpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.date.accessioned2021-05-06T17:31:20Z
dc.date.available2021-05-06T17:31:20Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/55017
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Emerson Rolkouskipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 23/08/2017pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Compreende-se nesta pesquisa que um dos focos do ensino de Matemática nos diversos níveis de ensino e em particular nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, é a Resolução de Problemas. Nessa direção, observamos que, embora não se possa precisar uma data de início, a inserção de discussões sobre Resolução de Problemas em documentos curriculares e materiais de formação continuada de professores no âmbito de políticas públicas não é recente. Levando-se em consideração o exposto, a referida pesquisa visa a desvelar o que permanece para esse professor participante de políticas públicas de formação continuada na área de Matemática acerca da Resolução de Problemas, depois de ações formativas serem findadas. Nosso foco de análise são dois recentes programas de formação continuada para professores desenvolvidos em âmbito nacional, realizados após a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) no ano de 1997, o Pró-Letramento Matemática no ano de 2007 e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) de Matemática no ano de 2014. Para tanto, iremos nos valer de entrevistas com professores atuantes do 2º e 3.º anos do Ciclo de Alfabetização que tenham participado de ambos os programas e descrever os seus entendimentos sobre Resolução de Problemas e a articulação que fazem deles em suas práticas de sala de aula. Além disso, nos valeremos da análise dos cadernos de planejamento dos professores e cadernos de alunos. Palavras-chave: Educação Matemática; Políticas Públicas; Formação de Professores; Resolução de Problemas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: It is understood in this research that one of the foci of teaching mathematics at various levels of education and in particular in the early years of elementary education, is the Resolution of Problems. In this direction, we observed that, even if it can need a start date, the insertion of discussions about solving problems in curriculum documents and training materials continued education within the framework of public policies is not recent. Taking into account the above, this research aims to unveil what remains for this teacher participant of public policies for continuing education in the area of Mathematics about the resolution of problems, after actions are formative. Our focus of analysis are two recent programs of continuing education for teachers developed at national, made after the publication of the National Curriculum Parameters (PCN's) in the year 1997, The Pró-Letramento Mathematics in 2007 and the National Pact for Literacy in The Age Some (PNAIC) of Mathematics in the year 2014. To this end, we will use interviews with teachers working in the 2nd and 3rd year cycle of literacy that have participated in both programs and describe their understanding about solving problems and linkage which make them in their classroom practice. In addition, in the analysis of teachers planning and contract students. Keywords: Mathematics Education; Public Policies; Teacher Training; Resolution of Problems.pt_BR
dc.format.extent242 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleResolução de problemas : saberes de professores participantes de políticas públicas de formação continuada em matemáticapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples