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dc.contributor.advisorScarpin, Jorge Eduardo, 1974-pt_BR
dc.contributor.authorMartins, Juliana Angelina Mansopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Auditoria Integralpt_BR
dc.date.accessioned2021-11-16T15:46:22Z
dc.date.available2021-11-16T15:46:22Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/54975
dc.descriptionOrientador : Jorge Eduardo Scarpinpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Auditoria Integralpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A maioria das pequenas e micro empresas não possuem o hábito de planejar, pois se planejassem não haveriam tantas mortalidades nesta esfera. Sebrae (2004), revelam que os maiores motivos das mortalidades das micro e pequenas empresas são: capital de giro (24%), impostos altos (16%), falta de clientes (8%), concorrência (7,1%), baixo lucro (6,1%), dificuldade financeira (6,1%), desinteresse em continuar o negócio (6,1%), inadimplência (6,1%), problemas familiares (2,8%) e localização inapropriada da entidade (3,8%). Muitos empresários acabam culpando o governo por tal atrocidade, mas é importante salientar que o governo não reage as leis de mercado ele contribui, mas não é o dono das leis econômicas de um país, pois a concorrência é livre. Para as pequenas e micro empresas adquirir uma fatia do mercado as mesmas necessitam adaptar-se as regras do mercado e é claro saber competir. Qualquer organização para sobreviver e obter o crescimento precisa entender a atual conjuntura econômica da macro e micro economia contando com o gerenciamento do ramo de atividade inserido à sua volta e aprender a lidar com ela contando com estratégias e posturas empreendedoras. Se o planejamento fosse realizado de forma sistemática a realidade seria bem melhor e consequentemente as deficiências apresentadas acima seriam diferentes. Como forma de melhorias neste setor, escolheu-se o contexto de Planejamento Estratégico e Balanced Scorecard que possibilita o estabelecimento de estratégias de acordo com mudanças nos cenários. O objetivo do estudo é o Investigar o sistema de indicadores de resultados relativos as pequenas empresas à luz dos fundamentos do BSC (Balanced Scorecard). Para a realização do estudo utilizou-se procedimentos metodológicos, estudo parte de uma abordagem bibliográfica e descritiva de caráter qualitativo.pt_BR
dc.format.extent53 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectPequenas e médias empresaspt_BR
dc.titleA importância do planejamento estratégico e Balanced Scorecard nas pequenas empresaspt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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