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    A atuação dos órgãos colegiados da gestão democrática

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    R - E - SUELEN HOFFMANN BOJKO.pdf (721.5Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Bojko, Suelen Hoffmann
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O artigo objetiva refletir a questão da atuação dos órgãos colegiados na gestão democrática, buscando conhecimentos, conceitos e definições com mais profundidade sobre a gestão democrática e a atuação dos órgãos colegiados, com intuito de colocar em prática e envolver os pais dentro da tomada das decisões da escola. O artigo discute a importância da gestão democrática e a atuação dos órgãos colegiados nas escolas, pois esses garantem, na forma da lei, a prática da participação na escola, na busca pela descentralização do poder e da consciência social entorno da oferta de uma educação de qualidade. O processo de democratização da escola pública torna-se importante quando há a compreensão dos órgãos colegiados, pois é uma das características da gestão democrática, na questão da tomada de decisões coletivas, envolvendo pais, alunos, professores, funcionários e comunidade local na administração escolar. Uma gestão considerada democrática investe na autonomia dos sujeitos para o compartilhamento das decisões, identificando o potencial de colaboração de cada pessoa e segmento escolar promovendo um trabalho coletivo na construção da cidadania e efetivação do processo democrático. Através de uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, a qual buscou compreender a visão dos profissionais de educação diante do tema em questão através de questionários abertos. Conclui-se que há grande importância da atuação dos órgãos colegiados na gestão democrática, lembrando que o conceito de gestão democrática permeia desde a participação de todos os sujeitos da escola em seus segmentos até na tomada de decisões, tudo está interligado, criando os princípios da gestão democrática. Todos precisam entender a importância da sua participação neste processo democrático, para que todos possam desempenhar melhor a sua função, assim contribuindo para o fortalecimento da escola e de seus órgãos colegiados. Com isso, surge o desafio onde precisamos implementar um processo de planejamento participativo de representantes de todos os segmentos da comunidade escolar
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/54817
    Collections
    • Coordenação Pedagógica [455]

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