dc.description.abstract | Resumo : Esse artigo tem a finalidade de analisar como se configura a relação dos participantes ativos da escola, salientar a importância da participação da família na vida estudantil de seus filhos, como um dos incentivos primordial ao seu sucesso escolar e demonstrar a satisfação dos docentes em contribuir para essa apropriação, tudo isso propiciado e justificado pela gestão democrática e por todos os participantes ativos da escola. Tanto a escola com seus atuantes (professores, diretores, pedagogos, funcionários da limpeza e da cozinha) como a comunidade na qual está inserida, ou seja, os pais e/ou responsáveis, são todos protagonistas na relação entre o processo de ensino-aprendizagem dos discentes no âmbito escolar quanto no familiar. Desse modo escola e comunidade são segmentos constituintes na formação desses indivíduos em desenvolvimento. Sendo assim, podem ser pensados sobre o principal impacto da falta de um dos segmentos cruciais na formação plena dos discentes, e, sobretudo quais os procedimentos, ações que a escola como um todo pode realizar para que ele seja, senão integralmente, parcialmente inserido nesse processo. Observado por meio de alguns estudiosos em suas pesquisas sobre esse processo tão delicado da educação dos discentes, no intuito de agregar reflexões e soluções para sua inserção. Para aprimorar as reflexões foi utilizada a metodologia de caráter qualitativa e exploratória de dados teóricos e teve como embasamento os autores Vitor Paro, Paulo Freire, Celso Antunes entre outros, que trazem estudos significativos à participação da família na escola como incentivo educacional. Estudo esse que precisa de continuidade e formas criativas que agreguem cada vez mais a família dentro do ambiente de desenvolvimento de seus filhos, futuros cidadãos ativos na sociedade | pt_BR |