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dc.contributor.authorSantos, Silvia dospt_BR
dc.contributor.otherSilva, Maysa Ferreirapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-12T15:33:31Z
dc.date.available2019-12-12T15:33:31Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/54808
dc.descriptionOrientadora : Maysa Ferreira da Silvapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este artigo apresenta os resultados de um estudo realizado numa escola do município de Pato Branco/PR, tendo como principal objetivo analisar o papel do gestor escolar e os desafios por ele enfrentados, em face das novas demandas que a escola enfrenta, no contexto de uma sociedade que se democratiza e se transforma, tempos de mudança, carências, individualismo, falta de parceria com as famílias, a formação dos estudantes não pode ser de forma tradicional, transmitindo apenas conteúdos, é fundamental que se desenvolvam as competências exigidas na sociedade, necessárias para a prática de uma cidadania responsável. Muitos destes desafios já se acham reconhecidos conceitualmente, embora, em muitos casos, sejam trabalhados apenas genericamente pela comunidade educacional. Sua notoriedade ocorreu principalmente por terem sido propostos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Brasileira – LDBEN – Lei nº. 9394/96. Tal é o caso da democratização da educação, já anteriormente estabelecida pela Constituição de 1988. Para discutir esse tema, além da pesquisa bibliográfica a autora usou dados coletados através de questionários aplicados a comunidade escolar, uma comunidade escolar carente, com problemas sociais, contudo com aprendizagem significativa. A luz das bibliografias sobre o tema, bem como da opinião dos entrevistados, procurou-se neste artigo empreender uma reflexão sobre a importância da gestão democrática, bem como de seus gestores para o desenvolvimento de educação de qualidade e inclusiva, buscando assim abrir o leque do entendimento sobre esse tema, tão importante para este momento pelo que passa a sociedade e a educação brasileira.pt_BR
dc.format.extent18 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEscolas - Organização e administraçãopt_BR
dc.subjectEscolas publicaspt_BR
dc.titleImportância da gestão de pessoas na construção de uma escola democráticapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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