dc.contributor.advisor | Ceccatto, Andréa de Paula, 1960- | pt_BR |
dc.contributor.author | Camozzato, Silvana Tomazi | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-12-04T19:32:48Z | |
dc.date.available | 2019-12-04T19:32:48Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/54805 | |
dc.description | Orientadora : Andréa Ceccatto | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este artigo discute os desafios e as perspectivas do coordenador pedagógico no contexto das novas tecnologias, sob a ótica de uma pesquisa realizada com as coordenadoras pedagógicas da rede de educação básica do Município de Pato Branco - PR, correspondente ao ano letivo de 2016. Este estudo discute o uso das tecnologias digitais no desenvolvimento da função do coordenador pedagógico através do acompanhamento da sua prática pedagógica. Para tanto, este trabalho está estruturado em três momentos: o primeiro pontua a função do coordenador pedagógico entre a base legal e a realidade vivida; o segundo foca a função do pedagogo face às novas tecnologias, fazendo uma análise entre o uso da tecnologia para o desempenho da sua função e da articulação na prática pedagógica do professor e o terceiro trata da metodologia da pesquisa, com aplicação de questionário online, através das análises das respostas, com aportes teóricos, sendo pesquisa descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa. Os resultados e discussão indicam que: há necessidade de formação na área de tecnologias educacionais para as coordenadoras pedagógicas; torna-se necessário desenvolver ações para mobilizar, orientar e acompanhar o trabalho dos professores no uso das tecnologias; alguns laboratórios de informática estão em péssimas condições de uso; o coordenador pedagógico precisa integrar as novas tecnologias no seu fazer pedagógico. | pt_BR |
dc.format.extent | 20 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Orientadores educacionais | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.title | Desafios e perspectivas do coordenador pedagógico na rede municipal de Pato Branco - PR face às novas tecnologias | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |