A indisciplina na escola de tempo integral : conceitos, aspectos e posturas
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Data
2016Autor
Bastos, Rosângela Carvalho Pereira
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Resumo: O presente artigo aborda a percepção dos estudos contemporâneos para a questão da indisciplina escolar, principalmente em escolas de tempo integral. Tem por objetivo geral: levantar o conceito dado por estudiosos para indisciplina. E, por objetivos específicos: destacar aspectos sobre comportamento indisciplinado e comportamento hiperativo, desatento e impulsivo; levantar que condutas tem sido adotadas para lidar com a indisciplina. Justifica-se, uma vez que a indisciplina tem sido apontada por professores e profissionais da educação como obstáculo para o processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de pesquisa por referencial bibliográfico, qualitativa, descritiva, que dispõe os dados, fatos e argumentos dedutivamente, sem discuti-los. Alcança como resultados: que apenas um estudo aborda a questão da indisciplina em escola de tempo integral, destacando aliás que, é talvez em virtude da relação entre faixa etária da criança inserida na escola e do tempo que esta fica no ambiente escolar um dos aspectos causadores do comportamento desatento, indisciplinado. Há ainda estudos que destacam que, na atualidade, tem ocorrido uma patologização e medicalização dos alunos que apresentam comportamento diverso ao esperado pelo professor como resposta à aula. Os demais achados apontam para a concepção dos professores sobre as causas da indisciplina sendo esta um obstáculo poderoso para o ensino e para a aprendizagem. Contudo, somente um estudo realizou pesquisa quantitativa apontando percentuais sobre as causas do comportamento indisciplinado. Na maioria, os estudos foram efetivados por pedagogos enfatizando a visão do que dificulta o ensino. Nenhum estudo propôs-se a verificar a visão dos alunos sobre o contexto escolar, sobre sua conduta, sobre como eles percebem a indisciplina.
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- Coordenação Pedagógica [455]