Promoção turística de Paranaguá (PR) por meio de eventos : uma breve análise
Resumo
A era da informação e comunicação proporcionou um avanço no número de pessoas que utilizam a internet para buscar informações. Levando este cenário em consideração, surge um novo perfil de consumidores muito mais exigentes e críticos, aumentando o número de criações de novas mídias sociais para ampará-los. Para o setor de turismo de Negócios e Eventos, o laço entre mídia sociais e marketing é positivo, pois com o desenvolvimento tecnológico surge a oportunidade de influenciar a decisão de destino final e o aumento no estímulo de viajar já que o país possui, como vantagem, ampla oferta de recursos naturais e culturais. O presente estudo tem como objetivo principal avaliar a promoção turística de Paranaguá (PR) por meio de eventos para a identificação e caracterização dos eventos do município e como forma de demonstrar o modo como os mesmos divulgam os locais onde são realizados por meio de mídias sociais, foi consultado o site oficial da Prefeitura Municipal, no link de Eventos Turísticos. Para a coleta de dados foi utilizado formulário por meio do Google forms onde constatou-se que de entre os 21 eventos, apenas 17% utilizam-se de mídias sociais para divulgação, podendo os outros 83% aprimorarem seu modo de marketing para alcançar um maior número de público. O trabalho possibilitou, além de material para pesquisas futuras, a caracterização do calendário turístico oficial de Paranaguá, a oportunidade de pesquisas científicas futuras com base em Turismo de Negócios e Eventos no município, a difusão do município em estudo, a definição dos eventos que utilizam as mídias sociais para sua divulgação, a apresentação do conceito de eventos e marketing e a caracterização do perfil do turista de Negócios e Eventos presente no município de Paranaguá - PR