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dc.contributor.authorSobjeiro, Maria Elizete dos Santospt_BR
dc.contributor.otherKnaut, Michelle Souza Juliopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2020-01-09T19:31:22Z
dc.date.available2020-01-09T19:31:22Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/54756
dc.descriptionOrientadora : Michelle Souza Julio Knautpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Quando comecei ir para a escola, um aluno indisciplinado era aquele que conversava, não queria fazer tarefas; por acidente ao jogar bola no pátio quebrava um vidro e raríssima vez aparecia um desse na sala, pois as medidas tomadas eram drásticas. Após advertência verbal, ciência dos pais, o mesmo era transferido, suspenso das aulas por três dias ou mais, ou expulso da escola sem direito a reclamar, por conta disso os índices de evasão escolar eram altíssimos. Mas os tempos mudaram e algumas leis surgiram como a Constituição Federal, Lei n. 8.069/90 de 1990, que diz sobre o direito criança ter acesso à educação, portanto não podem eles ser expulsos da escola ou sofrer qualquer penalidade que o prejudique na aprendizagem e nas avaliações. O Estatuto da Criança e do Adolescente de 2006 defende-os com o direito de falar de dialogar, de expor suas ideias, de se comunicar. Então surge a pergunta: O aluno do meu tempo é o mesmo desta época? O que é considerado indisciplina nos dias de hoje? Como ela acontece? Porque acontece? Você sabe diferenciar Indisciplina de ato infracional? Com este artigo pode-se analisar e refletir o porquê que acontece a indisciplina na escola, pois precisamos saber diferenciar indisciplina de ato infracional; como educadores, devemos incentivar o cumprimento das regras da escola e sala de aula priorizando o diálogo e construção do respeito mútuo; Esta pesquisa foi feita através de leituras referente o tema, questionamentos do que é considerada indisciplina nos dias de hoje; relatos de acontecimentos nos livros de registro da escola do Ensino Fundamental e médio, relatos de professores na hora dos intervalos, nos encontros pedagógicos e hora atividades, experiências vividas em sala de aula como se sentem vendo o colega transgredindo as leis e normas; quais medidas e punições a escola deve adotar.pt_BR
dc.format.extent30 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDisciplina escolarpt_BR
dc.titleUma forma de ver a indisciplina : concepção de professores dos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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