dc.contributor.author | Sobjeiro, Maria Elizete dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.other | Knaut, Michelle Souza Julio | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-01-09T19:31:22Z | |
dc.date.available | 2020-01-09T19:31:22Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/54756 | |
dc.description | Orientadora : Michelle Souza Julio Knaut | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Quando comecei ir para a escola, um aluno indisciplinado era aquele que conversava, não queria fazer tarefas; por acidente ao jogar bola no pátio quebrava um vidro e raríssima vez aparecia um desse na sala, pois as medidas tomadas eram drásticas. Após advertência verbal, ciência dos pais, o mesmo era transferido, suspenso das aulas por três dias ou mais, ou expulso da escola sem direito a reclamar, por conta disso os índices de evasão escolar eram altíssimos. Mas os tempos mudaram e algumas leis surgiram como a Constituição Federal, Lei n.
8.069/90 de 1990, que diz sobre o direito criança ter acesso à educação, portanto não podem eles ser expulsos da escola ou sofrer qualquer penalidade que o prejudique na aprendizagem e nas avaliações. O Estatuto da Criança e do Adolescente de 2006 defende-os com o direito de falar de dialogar, de expor suas ideias, de se comunicar. Então surge a pergunta: O aluno do meu tempo é o mesmo desta época? O que é considerado indisciplina nos dias de hoje? Como ela acontece? Porque acontece? Você sabe diferenciar Indisciplina de ato infracional? Com este artigo pode-se analisar e refletir o porquê que acontece a indisciplina na escola, pois precisamos saber diferenciar indisciplina de ato infracional; como educadores, devemos incentivar o cumprimento das regras da escola e sala de aula priorizando o diálogo e construção do respeito mútuo; Esta pesquisa foi feita através de leituras referente o tema, questionamentos do que é considerada indisciplina nos dias de hoje; relatos de acontecimentos nos livros de registro da escola do Ensino Fundamental e médio, relatos de professores na hora dos intervalos, nos encontros pedagógicos e hora atividades, experiências vividas em sala de aula como se sentem vendo o colega transgredindo as leis e normas; quais medidas e punições a escola deve adotar. | pt_BR |
dc.format.extent | 30 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Disciplina escolar | pt_BR |
dc.title | Uma forma de ver a indisciplina : concepção de professores dos anos finais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |