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dc.contributor.authorMarques, Marisept_BR
dc.contributor.otherKnaut, Michelle Souza Juliopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-11-25T20:36:29Z
dc.date.available2019-11-25T20:36:29Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/54751
dc.descriptionOrientadora : Michelle Souza Julio Knautpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A presente pesquisa teve como principal objetivo compreender as contribuições da afetividade na relação professor e aluno, bem como identificar a opinião dos professores sobre a relação entre afetividade e aprendizagem e a percepção dos alunos sobre o professor quando é manifestada a afetividade em sala de aula. Observou-se na prática como Pedagoga, que os alunos que não possuíam bom relacionamento com determinados professores, tinham baixo rendimento na disciplina ministrada por ele, já que associava a pessoa do professor à disciplina, o que acabava prejudicando a aprendizagem dos alunos. Por esse motivo decidiu-se estudar a relação entre afetividade/professor/aluno. Para tanto se realizou uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Foram elaborados questionários a professores e alunos do Ensino Médio Noturno para o levantamento de dados, cada um com cinco questões, dos quais participaram doze professores e quinze alunos, abordando o tema. Concluiu-se, após análise, que a afetividade é de vital importância para que a aprendizagem ocorra de forma significativa, e que mesmo sem ter noção do conceito mais amplo as atitudes dos professores para com alunos estabelecem laços, através de características como respeito, atenção, dedicação, compreensão e entusiasmo, que se destacam como fatores que promovem uma aprendizagem eficaz conforme apontamentos dos alunos participantes. Além disso, autores como Tassoni (2000), Ferreira e Acioly-Régnier (2010), Sousa e Oliveira (2008) entre outros, com contribuições de Wallon (1978) e Vygotsky (1994) constantes nos trabalhos dos autores pesquisados, muito contribuíram para a compreensão da amplitude do tema, e da comprovação de que a afetividade influência de forma significativa no rendimento escolar.pt_BR
dc.format.extent23 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectProfessores e alunospt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleAs contribuições da afetividade para a aprendizagem : um estudo voltado para o ensino médio noturnopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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