• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Violência na escola : causa e efeito

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - MARGARETE CRISTINA LECHIW.pdf (425.8Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Léchiw, Margarete Cristina
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O principal objetivo da pesquisa foi identificar como alunos e professores enfrentam as dificuldades causadas pela violência no ambiente da sala de aula, bem como a opinião de cada um sobre como abordar o tema dentro da escola. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e de campo com abordagem qualitativa. Foi elaborado um questionário contendo três questões iguais que se distribuiu para doze professores e quinze alunos do Ensino Médio, de um colégio estadual de Ponta Grossa-PR, abordando o tema violência na escola. Observou-se no cotidiano da escola situações envolvendo alunos em atos de violência, principalmente verbal, dirigidos tanto a colegas quanto a professores, que claramente acabam trazendo prejuízos à aprendizagem, e provocam paralisações das aulas, desconcentração dos demais alunos, deixam o ambiente tumultuado e causam estresse em todos os envolvidos. Assim, acreditou-se que uma pesquisa tratando do tema, com a participação de professores e alunos poderia contribuir com ideias para futuras ações a serem trabalhadas para a solução ou amenização desses acontecimentos. Após a análise e interpretação das respostas a conclusão a que se chegou foi que os participantes compreendem a violência como um grande entrave para a realização de um ensino e aprendizagem de qualidade, as atitudes violentas atrapalham tanto os professores quanto a concentração dos demais alunos presentes em sala de aula. Além disso, a pesquisa foi muito proveitosa porque os dois grupos deram inúmeras sugestões de como se abordar o tema, que certamente serão úteis na elaboração de projetos a serem trabalhados pela escola. Autores como Pacheco e Cunha (2008), Njaine e Minayo (2003), Vale e Salles (2008), Witter (2010) entre outros contribuíram para o embasamento teórico da pesquisa
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/54659
    Collections
    • Coordenação Pedagógica [455]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV