A importância do coordenador pedagógico nas instituições da rede pública de ensino
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Data
2016Autor
Cavasin, Marciane de Oliveira Campos
Metadata
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Resumo : O presente trabalho tem por finalidade reafirmar e caracterizar a função específica do Coordenador Pedagógico no âmbito escolar, bem como sua importância na mediação e sistematização do trabalho pedagógico. Partindo da problemática que o envolve, quando este encontrasse fragilizado devido ao acúmulo de tarefas que lhe são atribuídas na escola. O trabalho encaminhou-se com base na historicidade da formação deste profissional, embasando-se nos aspectos qualitativos da Pedagogia Histórico-Crítica e da Gestão Democrática. Buscando embasamento às questões levantadas, foram utilizadas experiências vivenciadas como Coordenadora Pedagógica em Instituições da Rede Pública de Ensino, bem como pesquisa bibliográfica envolvendo a temática proposta. No decorrer dos estudos foi possível afirmar tais enfrentamentos, o Coordenador pedagógico sente-se abalado diante de sua prática, ficando impedido de realizar o trabalho enquanto mediador da aprendizagem, devido a situações imediatistas que ocorrem no dia a dia escolar, tornou-se um sujeito multifuncional, necessitando desempenhar diferentes tarefas, sejam elas de sua incumbência ou não. Refletindo sobre os resultados obtidos e diante dos aspectos históricos acerca deste profissional, se propõe estudos contínuos, planejamento e construção coletiva, onde o processo de ensino e aprendizagem seja prioridade, e que teoria e prática articulem-se desenvolvendo a reflexão e a criticidade, identificando a partir daí sua importância na organização e efetivação do trabalho pedagógico de forma significativa aos envolvidos.
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- Coordenação Pedagógica [455]