• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A importância do coordenador pedagógico nas instituições da rede pública de ensino

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - MARCIANE DE OLIVEIRA CAMPOS CAVASIN.pdf (335.0Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Cavasin, Marciane de Oliveira Campos
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O presente trabalho tem por finalidade reafirmar e caracterizar a função específica do Coordenador Pedagógico no âmbito escolar, bem como sua importância na mediação e sistematização do trabalho pedagógico. Partindo da problemática que o envolve, quando este encontrasse fragilizado devido ao acúmulo de tarefas que lhe são atribuídas na escola. O trabalho encaminhou-se com base na historicidade da formação deste profissional, embasando-se nos aspectos qualitativos da Pedagogia Histórico-Crítica e da Gestão Democrática. Buscando embasamento às questões levantadas, foram utilizadas experiências vivenciadas como Coordenadora Pedagógica em Instituições da Rede Pública de Ensino, bem como pesquisa bibliográfica envolvendo a temática proposta. No decorrer dos estudos foi possível afirmar tais enfrentamentos, o Coordenador pedagógico sente-se abalado diante de sua prática, ficando impedido de realizar o trabalho enquanto mediador da aprendizagem, devido a situações imediatistas que ocorrem no dia a dia escolar, tornou-se um sujeito multifuncional, necessitando desempenhar diferentes tarefas, sejam elas de sua incumbência ou não. Refletindo sobre os resultados obtidos e diante dos aspectos históricos acerca deste profissional, se propõe estudos contínuos, planejamento e construção coletiva, onde o processo de ensino e aprendizagem seja prioridade, e que teoria e prática articulem-se desenvolvendo a reflexão e a criticidade, identificando a partir daí sua importância na organização e efetivação do trabalho pedagógico de forma significativa aos envolvidos.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/54657
    Collections
    • Coordenação Pedagógica [455]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV