Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAndrade, Lucianapt_BR
dc.contributor.otherBatista, Clarice Martins de Souzapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-06T12:33:25Z
dc.date.available2019-12-06T12:33:25Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/54621
dc.descriptionOrientadora: Profa. Ma. Clarice Martins de Souza Batistapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente artigo teve por objetivo promover uma reflexão sobre o abandono e a evasão escolar caracterizando-se como uma pesquisa qualitativa por compor-se de análise de levantamento de dados, abordagem de diferentes literaturas e documentos oficiais sobre o assunto, como da análise da realidade escolar, de documentos escolares de um Colégio Estadual que oferta o Ensino Fundamental 6º ao 9º do Ensino Médio e Profissionalizante e a aplicação de um questionário direcionado aos Pedagogos do Colégio. A escolha do tema justifica-se pela grande complexidade dos problemas oriundos do abandono e da evasão escolar, que tiram da escola um grande contingente de alunos. Constata-se que em relação ao abandono e a evasão escolar não existe um único responsável, mas diferentes fatores motivadores, tais como mudança constante de endereço durante o ano letivo, trabalho infantil, drogadição ou má relação entre professor e aluno que elevam negativamente as estatísticas escolares no que tange o insucesso do aluno em aprenderpt_BR
dc.format.extent30 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleEvasão escolar : um problema recorrentept_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples