• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Gestão participativa : conceitos e o funcionamento da APMF em um escola municipal de Pato Branco - PR

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - LIGIANE CORSO FAVARIM.pdf (451.2Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Favarim, Ligiane Corso
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : A gestão participativa se caracteriza como uma maneira de envolvimento da comunidade no processo decisório de uma organização. Sendo assim, esse processo conta com a participação cidadã, envolvendo os membros na resolução de problemas, na formulação de metas, na tomada de decisões e na organização do estabelecimento. Procura-se garantir que as pessoas estão sendo atendidas de maneira adequada, visando o bem estar social. Na escola, esse processo envolve funcionários, alunos, pais e qualquer outro membro da comunidade que queira contribuir como desenvolvimento da instituição e com a melhoria do processo pedagógico. Este artigo trata-se de uma pesquisa realizada com membros da Associação de Pais, Mestres e funcionários (APMF) de uma escola municipal da cidade de Pato Branco - PR, tendo como objetivo verificar como esses sujeitos participam na execução do trabalho pertinente a APMF. Faz-se também abordagem de conceitos da gestão participativa, situando o papel do gestor e da comunidade envolvida. Busca-se compreender e relacionar os princípios da gestão participativa com o funcionamento da APMF nas escolas de ensino fundamental I. Nos resultados e discussão efetua-se uma abordagem de como os membros da APMF desempenham seu papel como mediadores do processo democrático e se propiciam a real participação dos envolvidos.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/54618
    Collections
    • Coordenação Pedagógica [455]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV