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dc.contributor.authorLizze, Janaina da Cruz Martinspt_BR
dc.contributor.otherSouza, Adriana Teles dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-12T13:43:24Z
dc.date.available2019-12-12T13:43:24Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/54602
dc.descriptionOrientador : Profª Ms. Adriana Teles de Souzapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A pesquisa teve como objetivo investigar a concepção que professoras e professores de uma escola pública estadual do interior do Paraná têm a respeito da questão de gênero na educação, compreendendo como se dão as diferenças entre alunas e alunos em sala de aula, bem como, as causas que estas podem vir a ocorrer. Compreender a questão de gênero e suas influências no ambiente escolar se faz pertinente, uma vez que, vivemos em uma sociedade machista em que mulheres são vítimas de diversos tipos de violência, praticados e naturalizadas, por uma sociedade que é levada a compreender que esses casos são isolados ou frutos de uma má conduta do agressor. Portanto, ao investigarmos sobre a questão de gênero na escola, apontamos sobre a importância de professoras e professores compreenderem que as transformações sociais podem ser frutos de uma educação igualitária e para tanto, se faz necessário, a compreensão de como essas diferenças são perpetuadas pela escola atual, evidenciando a necessidade de que os docentes recebam formação sobre o tema. A pesquisa foi realizada com dois grupos de professoras da instituição, baseando-se nos estudos de Michel Pêcheux (1988,1997) a respeito da análise discursiva, buscando compreender as respostas de professoras a partir das pesquisas realizadas sobre as compreensões que professoras e professores apresentam da questão de gênero. Nossa hipótese era de que professoras e professores não possuem a formação necessária sobre o tema e portanto, reproduzem algumas práticas sexistas no ambiente escolar.pt_BR
dc.format.extent24 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPsicologia educacionalpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.titleGênero na educação : de que forma professoras de uma escola do interior vivem o temapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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