dc.contributor.author | Lizze, Janaina da Cruz Martins | pt_BR |
dc.contributor.other | Souza, Adriana Teles de | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-12-12T13:43:24Z | |
dc.date.available | 2019-12-12T13:43:24Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/54602 | |
dc.description | Orientador : Profª Ms. Adriana Teles de Souza | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A pesquisa teve como objetivo investigar a concepção que professoras e professores de uma escola pública estadual do interior do Paraná têm a respeito da questão de gênero na educação, compreendendo como se dão as diferenças entre alunas e alunos em sala de aula, bem como, as causas que estas podem vir a ocorrer. Compreender a questão de gênero e suas influências no ambiente escolar se faz pertinente, uma vez que, vivemos em uma sociedade machista em que mulheres são vítimas de diversos tipos de violência, praticados e naturalizadas, por uma sociedade que é levada a compreender que esses casos são isolados ou frutos de uma má conduta do agressor. Portanto, ao investigarmos sobre a questão de gênero na escola, apontamos sobre a importância de professoras e professores compreenderem que as transformações sociais podem ser frutos de uma educação igualitária e para tanto, se faz necessário, a compreensão de como essas diferenças são perpetuadas pela escola atual, evidenciando a necessidade de que os docentes recebam formação sobre o tema. A pesquisa foi realizada com dois grupos de professoras da instituição, baseando-se nos estudos de Michel Pêcheux (1988,1997) a respeito da análise discursiva, buscando compreender as respostas de professoras a partir das pesquisas realizadas sobre as compreensões que professoras e professores apresentam da questão de gênero. Nossa hipótese era de que professoras e professores não possuem a formação necessária sobre o tema e portanto, reproduzem algumas práticas sexistas no ambiente escolar. | pt_BR |
dc.format.extent | 24 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Psicologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.title | Gênero na educação : de que forma professoras de uma escola do interior vivem o tema | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |