A gestão democrática na escola : as relações da comunidade escolar com a indisciplina
Visualizar/ Abrir
Data
2016Autor
Feliciano, Izabel Gonçalves de Souza
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo : A indisciplina é um dos grandes problemas da escola atual, por conseguinte uma das dificuldades enfrentadas pelos professores e equipe pedagógica, desafio este que nos leva a repensar a efetivação da gestão democrática em nossas escolas. O objetivo desse estudo foi investigar alguns dos fatores que contribuem para a indisciplina em sala de aula, e de que forma a equipe gestora pode promover melhorias nas relações dos envolvidos nesta situação: família, alunos, comunidade e corpo docente. Sendo que para isto baseou-se em consultas bibliográficas sobre o assunto tendo como base os autores Vasconcellos (1994; 1995; 2004) e Aquino (2003), e na análise dos dados provenientes da entrevista realizada com os sujeitos da pesquisa. Os resultados são apresentados buscando não apontar apenas um responsável pelos atos de indisciplina, mais na verdade buscar soluções, através do entrelaçamento dos interessados na resolução deste problema: o aluno desinteressado que por consequência não aprende o conteúdo, o professor frustrado ou acomodado na realização de suas tarefas e a família omissa ou presente, e este trabalho de ser o elo a entrelaçar os envolvidos de modo ajudarem-se, é da equipe gestora, e deve basear-se nos princípios da gestão democrática
Collections
- Coordenação Pedagógica [455]