dc.contributor.author | Tonello, Inês Roseli Soares | pt_BR |
dc.contributor.other | Ceccatto, Andréa de Paula, 1960- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-12-11T14:10:12Z | |
dc.date.available | 2019-12-11T14:10:12Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/54591 | |
dc.description | Orientadora : Andréa Ceccatto | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O estudo a seguir busca identificar como está ocorrendo a formação dos professores que atuam junto a alunos do Ensino Fundamental, Anos Iniciais, na Educação Especial. Faz referência sobre como as pessoas com deficiência intelectual aprendem. Também menciona a importância do docente estar preparado para fazer as adequações necessárias nos conteúdos a serem estudados. Salienta as dificuldades significativas apresentadas pelos alunos no processo ensino/aprendizagem e a necessidade do professor reconhecer na sua prática pedagógica a condição de acesso destas pessoas ao conhecimento. Considera que a partir da compreensão sobre a formação destes docentes será possível discutir temas referentes a Modalidade de Educação Especial. Logo, a possibilidade de apontar soluções para problemas no processo educacional das pessoas que aprendem de forma diferente do padrão e com necessidade de tempo maior para acessar as informações. Esta pesquisa promove a análise de como estes profissionais estão inseridos no contexto da reflexão, e, a relevância de propor a formação continuada que atenda as dificuldades apresentadas na realidade escolar enfrentada diante dos desafios inerentes ao ensino de pessoas com graves deficiências intelectuais. | pt_BR |
dc.format.extent | 16 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.title | Formação inicial e continuada dos professores da escola de educação básica : modalidade de educação especial ensino fundamental / anos iniciais | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |