dc.contributor.advisor | Romanelli, Guilherme Gabriel Ballande, 1975- | pt_BR |
dc.contributor.author | Pedrosa, Frederico Gonçalves | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-11-26T18:24:30Z | |
dc.date.available | 2021-11-26T18:24:30Z | |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/54503 | |
dc.description | Orientador : Prof. Dr.Guilherme Gabriel Ballande Romanelli | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 19/12/2017 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Esta dissertação apresenta os resultados da investigação sobre processos de
ensino/aprendizagem musicais relacionados aos saberes tradicionais das violas
caiçaras da Ilha dos Valadares (Paranaguá/PR) e as possibilidades de sua
didatização; tendo o manual didático como foco de discussão deste processo.
Usaram-se de aportes teóricos da etnografia educacional, a partir de Elsie Rockwell
e Justa Ezpeleta, somados a entrevistas e observação participante com a finalidade
de levantamento de dados. Fez-se, também, revisão de literatura, buscando
trabalhos relacionados aos fandangos caiçaras e as suas formas de transmissão de
conhecimento; as violas brasileiras e as violas caiçaras. Neste processo se
encontrou definições importantes sobre o processo de ensino/aprendizagem no
fandango, a imitação criativa, e sobre os manuais didáticos. Através da experiência
de campo, bem como das entrevistas, pode-se elencar aspectos recorrentes entre
as pesquisas encontradas, as falas dos mestres entrevistados e as práticas de
transmissão observadas. Percebeu-se que hoje, ao contrário do que ocorria anos
atrás, existem momentos e espaços voltados para a transmissão do fandango como,
por exemplo, as oficinas ministradas por Mestre Zeca na Fundação Cultural da
Cidade de Paranaguá. A despeito deste fato se observa que a maior parte dos
processos de ensino/aprendizagem acontecem em momentos como a romaria da
Folia do Divino Espírito Santo, quando se toca fandango nos momentos de
descontração. Verificou-se a importância de novos movimentos com participação de
diversos atores do fandango como o projeto de salvaguarda "Ô de Casa!" que
permite momentos de ensino/aprendizagem e de formação de novos grupos como o
Grupo Mestre Eugênio – da Ilha dos Valadares – que tem propiciado momentos de
aprendizado para crianças. Observou-se que aprender a viola caiçara é também
aprender uma identidade cultural. As discussões sobre as possibilidades de
didatização dos toques da viola caiçara se mostraram profícuas já que: a) esse é um
processo que já acontece com outras violas em território nacional; b) os mestres
caiçaras já se preocupam com a didatização; c) já aconteceram movimentos dos
próprios mestres no sentido se produzir materiais didáticos. Indica-se, assim, que
possíveis pesquisas possam se voltar para a confecção de manuais didáticos para
ensino violas caiçaras. | pt_BR |
dc.format.extent | 142 p. : il. (algumas color.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educaçao musical | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Viola caiçara | pt_BR |
dc.subject | Música - Manuais didáticos | pt_BR |
dc.title | O Processo de ensino/aprendizagem da viola caiçara na ilha de Valadares : possibilidades e limites de sua didatização | pt_BR |
dc.type | Dissertação Digital | pt_BR |