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    O Processo de ensino/aprendizagem da viola caiçara na ilha de Valadares : possibilidades e limites de sua didatização

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    R - D - FREDERICO GONCALVES PEDROSA.pdf (9.900Mb)
    Data
    2017
    Autor
    Pedrosa, Frederico Gonçalves
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Esta dissertação apresenta os resultados da investigação sobre processos de ensino/aprendizagem musicais relacionados aos saberes tradicionais das violas caiçaras da Ilha dos Valadares (Paranaguá/PR) e as possibilidades de sua didatização; tendo o manual didático como foco de discussão deste processo. Usaram-se de aportes teóricos da etnografia educacional, a partir de Elsie Rockwell e Justa Ezpeleta, somados a entrevistas e observação participante com a finalidade de levantamento de dados. Fez-se, também, revisão de literatura, buscando trabalhos relacionados aos fandangos caiçaras e as suas formas de transmissão de conhecimento; as violas brasileiras e as violas caiçaras. Neste processo se encontrou definições importantes sobre o processo de ensino/aprendizagem no fandango, a imitação criativa, e sobre os manuais didáticos. Através da experiência de campo, bem como das entrevistas, pode-se elencar aspectos recorrentes entre as pesquisas encontradas, as falas dos mestres entrevistados e as práticas de transmissão observadas. Percebeu-se que hoje, ao contrário do que ocorria anos atrás, existem momentos e espaços voltados para a transmissão do fandango como, por exemplo, as oficinas ministradas por Mestre Zeca na Fundação Cultural da Cidade de Paranaguá. A despeito deste fato se observa que a maior parte dos processos de ensino/aprendizagem acontecem em momentos como a romaria da Folia do Divino Espírito Santo, quando se toca fandango nos momentos de descontração. Verificou-se a importância de novos movimentos com participação de diversos atores do fandango como o projeto de salvaguarda "Ô de Casa!" que permite momentos de ensino/aprendizagem e de formação de novos grupos como o Grupo Mestre Eugênio – da Ilha dos Valadares – que tem propiciado momentos de aprendizado para crianças. Observou-se que aprender a viola caiçara é também aprender uma identidade cultural. As discussões sobre as possibilidades de didatização dos toques da viola caiçara se mostraram profícuas já que: a) esse é um processo que já acontece com outras violas em território nacional; b) os mestres caiçaras já se preocupam com a didatização; c) já aconteceram movimentos dos próprios mestres no sentido se produzir materiais didáticos. Indica-se, assim, que possíveis pesquisas possam se voltar para a confecção de manuais didáticos para ensino violas caiçaras.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/54503
    Collections
    • Dissertações [201]

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