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dc.contributor.advisorMendes, Ademir Aparecido Pinhellipt_BR
dc.contributor.authorMartins, Eliana Maria Filettipt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-11-26T17:50:10Z
dc.date.available2019-11-26T17:50:10Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/54471
dc.descriptionOrientador : Profº Dr. Ademir Pinhelli Mendespt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Neste artigo, objetivamos refletir sobre as atribuições do Orientador Educacional e Supervisor Educacional (coordenação pedagógica) na atualidade a partir dos estudos teóricos desenvolvidos durante o curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, pesquisa com profissionais: OE e SE concursados e convidados ou indicados e de reflexões realizadas ao longo de nossa carreira como Orientadora Educacional concursada e atuando em uma escola da Rede Municipal de Educação de Maringá. Justificamos o tema escolhido considerando o atual contexto no âmbito legal, a Lei Complementar 1.019 de 15 de maio de 2015, de autoria do Poder Executivo, que dispões sobre o novo Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério Público Municipal de Maringá, revoga a Lei Complementar n. 790/2010 e suas posteriores alterações e dá outras providências. Nesta Lei Complementar o cargo de Orientador Educacional e Supervisor Educacional são considerados em extinção. Hoje, a maioria das escolas tem na função de OE e SE professores convidados ou indicados, a extinção do cargo de OE e SE é um retrocesso, é uma atitude que vem inibindo as manifestações dos trabalhadores da educação e assegurando total desmantelamento do projeto historicamente defendido e construído na Rede Municipal de Ensino de Maringá ao longo do tempo. Defendemos o concurso público e a manutenção dos cargos de OE e SE nas escolas, assegurando seu direito de participar na definição das políticas educacionais e como articulador das práticas político pedagógicas voltadas para a educação de qualidade.pt_BR
dc.format.extent29 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectOrientação educacionalpt_BR
dc.subjectPedagogospt_BR
dc.titleAtribuições da orientação educacional e supervisão educacional (coordenador pedagogo) na atualidade : reflexões a partir da extinção do cargopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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