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dc.contributor.authorFantinel, Cristiane Aparecidapt_BR
dc.contributor.otherSilva, Maysa Ferreirapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-11-25T14:20:14Z
dc.date.available2019-11-25T14:20:14Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/54431
dc.descriptionOrientadora : Maysa Ferreira da Silvapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A recuperação de conteúdos com alunos é uma prática pedagógica intrínseca a avaliação formativa, modelo este que prevê a ação reflexiva dos sujeitos envolvidos no processo educativo em busca da efetivação da qualidade na educação. Esta concepção é utilizada pela Secretaria de Estado de Educação do Paraná. Contudo, apesar das formações desenvolvidas pelo órgão e dos documentos produzidos sobre o assunto, a partir da experiência com as escolas estaduais, é possível observar que esta dinâmica ainda não se efetivou na prática. Assim, o objetivo deste artigo, produto da conclusão do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Coordenação Pedagógica, é analisar a ação pedagógica dos professores do Ensino Fundamental, Anos Finais, de um colégio estadual no município de Pato Branco, no Paraná, quanto à recuperação de conteúdos, com a intenção de reconhecer os avanços e limitações no desenvolvimento deste processo. O questionamento que deu origem ao trabalho foi: Como se efetiva a recuperação de conteúdos no processo ensino aprendizagem a partir da prática da avaliação formativa? Baseados na pesquisa qualitativa, utilizamos as técnicas de análise documental e questionário com professores e pedagogos. O resultado deste estudo aponta que os sujeitos participantes tem conhecimento quanto à avaliação formativa, contudo apresentam dificuldades em superar as práticas classificatórias e excludentes. Concluímos, então, que há urgência em refletir quanto a estrutura burocrática e linear existente na educação, aprofundar os estudos sobre a relação entre a avaliação e a realidade socioeconômica e atentar para o aprofundamento teórico quanto a relação entre currículo, avaliação e formação de professores.pt_BR
dc.format.extent21 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPratica de ensinopt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectRendimento escolar - Avaliaçãopt_BR
dc.titleA recuperação de conteúdos na prática pedagógica dos professores em um colégio estadual no município de Pato Branco - Paranápt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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