dc.contributor.author | Granato, Valmira Samerdak | pt_BR |
dc.contributor.other | Silva, Graziela Lucchesi Rosa da, 1979- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico. | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-01-20T18:29:26Z | |
dc.date.available | 2020-01-20T18:29:26Z | |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/54420 | |
dc.description | Orientadora : Graziela Lucchesi Rosa da Silva | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A presente pesquisa tem como objeto de estudo a relação entre trabalho e educação no processo de escolarização de jovens e adultos trabalhadores. A partir dos fundamentos do materialismo histórico, focaremos a análise na apreensão da precária formação do trabalhador atrelada às relações concretas da sociedade de classes capitalista. Para tanto, objetiva analisar a relação entre trabalho e educação formal no processo de escolarização de jovens e adultos trabalhadores; compreender a história da EJA, no cenário nacional, para desvelar a função que essa modalidade assume na atualidade; discutir a ontologia do trabalho e o trabalho alienado na sociedade capitalista; e analisar a formação escolar de jovens e adultos na sociedade capitalista, a partir das contradições entre trabalho e educação. O estudo da história da Educação de Jovens e Adultos, ao ser entendida no quadro histórico-concreto do modo de produção capitalista, nos leva a compreender que a educação é proporcionada nos estritos limites das necessidades objetivas desse modo de produção. Sob essa lógica, as práticas pedagógicas voltam-se aos interesses mais imediatos do alunado da EJA, reproduzindo a expropriação do conhecimento científico, reafirmando a mera certificação. Concluímos que discutir a escolarização de jovens e adultos trabalhadores, direcionada ao desenvolvimento de níveis mais elevados de consciência, é possível a partir do desvelamento das relações sociais de produção capitalista e as repercussões na formação humana e na condição de vida da massa populacional. | pt_BR |
dc.format.extent | 67 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação de adultos | pt_BR |
dc.subject | Educação e Estado | pt_BR |
dc.title | A relação entre trabalho e educação no processo de escolarização de jovens e adultos trabalhadores | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |