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dc.contributor.authorNicolaio, Carla Andressapt_BR
dc.contributor.otherSalles, Liliane Schenfelderpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2020-01-10T11:45:13Z
dc.date.available2020-01-10T11:45:13Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/54340
dc.descriptionOrientadora : Liliane Schenfelder Sallespt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A atual demanda dos cursos de educação profissional, nas escolas públicas de ensino regular e centros de educação profissional, tem apresentado mudanças significativas em virtude do processo de inclusão na educação básica. Os estudantes que participaram ativamente dos processos inclusivos nas últimas duas décadas estão chegando ao ensino médio, ensino superior e mercado de trabalho, sujeitando as escolas e instituições de ensino superior a se adaptarem as suas limitações de modo a que suas necessidades educacionais sejam satisfeitas. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, definem a necessidade de que os cursos de formação docente, nas instituições de ensino superior, prevejam, em sua organização curricular, especificidades acerca do atendimento à diversidade, considerando as necessidades educacionais especiais de estudantes com deficiência. Entretanto, os cursos de educação técnica contam com profissionais de formação tecnológica, sem a obrigatoriedade de conhecimentos sobre educação inclusiva em sua organização curricular, havendo assim a necessidade de iniciativas que promovam a formação continuada dos profissionais. São profissionais de formação em engenharias, tecnologias e bacharelados, que não possuem em sua matriz curricular a formação adequada à docência e, quando da participação de cursos de aperfeiçoamento, a prática junto a inclusão é pouca ou inexistente. Para tanto, é necessário se fazer conhecer as deficiências na formação docente dos profissionais que atuam na educação profissional, além de suas expectativas, quais as abordagens diferenciadas que utilizam, bem como as problemáticas vivenciadas pela falta de conhecimentos específicos da construção da formação pedagógica. Esta pesquisa busca conhecer a legislação que rege a educação inclusiva, bem como o histórico da construção do processo de aprendizagem e inclusão, também da participação dos portadores de necessidades especiais na formatação dos documentos legais que possibilitam o status quo do processo educativo e social de inclusão, processo este com longa jornada de lutas contra a exclusão socialpt_BR
dc.format.extent19 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.titleFormação docente e processo de inclusãopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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