Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBranco, Alessandra Batista de Godoipt_BR
dc.contributor.otherSouza, Adriana Teles dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-11-27T17:31:56Z
dc.date.available2019-11-27T17:31:56Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/54122
dc.descriptionOrientadora : Adriana Teles de Souzapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho objetivou pesquisar a avaliação do processo de ensino aprendizagem do Instituto Federal do Paraná, com estudo e análise da Portaria IFPR 120/2009 que estabelece a prática avaliativa da instituição. Com método qualitativo e prática análise de conteúdo, de acordo com os pressupostos de Bardin (1977), buscou-se estudar o documento embasado em revisão de literatura dos autores Luckesi (1996 e 2008), Perrenoud (1999) e Vasconcellos (2009 e 2010), de forma a aprofundar e relacionar os pressupostos com a prática avaliativa escolar. Foi possível identificar que o documento institucional estabelece práticas avaliativas condizentes, que almejam uma prática coerente, com vistas à aprendizagem, a replanejamento, a retomadas e superação de dificuldades. Com o estudo, foi possível verificar que outros fatores podem influenciar na prática avaliativa, os quais são importantes serem analisados e estudados em cada realidade. No que tange a reprovação e evasão escolar, é preciso compreender os principais fatores internos e externos que cooperam para que haja resultados insatisfatórios e, com base nestes, buscar alternativas, planejamentos e metas construídas coletivamente com vistas à sua superação.pt_BR
dc.format.extent26 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectPsicologia da aprendizagempt_BR
dc.titleAvaliação do processo de ensino aprendizagem do Instituto Federal do Paranápt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples