| dc.contributor.author | Branco, Alessandra Batista de Godoi | pt_BR |
| dc.contributor.other | Souza, Adriana Teles de | pt_BR |
| dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2019-11-27T17:31:56Z | |
| dc.date.available | 2019-11-27T17:31:56Z | |
| dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/54122 | |
| dc.description | Orientadora : Adriana Teles de Souza | pt_BR |
| dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
| dc.description | Inclui referências | pt_BR |
| dc.description.abstract | Resumo : Este trabalho objetivou pesquisar a avaliação do processo de ensino aprendizagem do Instituto Federal do Paraná, com estudo e análise da Portaria IFPR 120/2009 que estabelece a prática avaliativa da instituição. Com método qualitativo e prática análise de conteúdo, de acordo com os pressupostos de Bardin (1977), buscou-se estudar o documento embasado em revisão de literatura dos autores Luckesi (1996 e 2008), Perrenoud (1999) e Vasconcellos (2009 e 2010), de forma a aprofundar e relacionar os pressupostos com a prática avaliativa escolar. Foi possível identificar que o documento institucional estabelece práticas avaliativas condizentes, que almejam uma prática coerente, com vistas à aprendizagem, a replanejamento, a retomadas e superação de dificuldades. Com o estudo, foi possível verificar que outros fatores podem influenciar na prática avaliativa, os quais são importantes serem analisados e estudados em cada realidade. No que tange a reprovação e evasão escolar, é preciso compreender os principais fatores internos e externos que cooperam para que haja resultados insatisfatórios e, com base nestes, buscar alternativas, planejamentos e metas construídas coletivamente com vistas à sua superação. | pt_BR |
| dc.format.extent | 26 p. | pt_BR |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.language | Português | pt_BR |
| dc.subject | Avaliação educacional | pt_BR |
| dc.subject | Psicologia da aprendizagem | pt_BR |
| dc.title | Avaliação do processo de ensino aprendizagem do Instituto Federal do Paraná | pt_BR |
| dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |