dc.contributor.author | Mattos, Alcinéia Isabel Maciel de | pt_BR |
dc.contributor.other | Silva, Janice Mendes da | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-12-04T18:44:49Z | |
dc.date.available | 2019-12-04T18:44:49Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/54114 | |
dc.description | Orientadora : Janice Mendes da Silva | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este artigo apresenta as relações que se estabelecem entre a coordenação pedagógica e a direção escolar e suas ações pedagógicas e administrativas, considerando que ambas são de fundamental importância no processo de construção da gestão democrática. É comum, no cotidiano escolar, que haja uma tendência de separação entre o pedagógico e o administrativo, devido às particularidades exercidas em cada um dos segmentos e funções. O objetivo foi elucidar quais são os desafios enfrentados pela Coordenação Pedagógica e Direção Escolar no trabalho conjunto para se garantir a gestão democrática e participativa na escola. O questionamento norteador foi baseado nos desafios enfrentados pela Coordenação Pedagógica e Direção Escolar no trabalho conjunto e os fatores que podem garantir a gestão democrática e participativa no espaço escolar. Neste sentido, a discussão para a construção desta temática, baseou-se na pesquisa de referenciais teóricos e na aplicação de questionário elaborado, buscando identificar a importância do estreitamento das relações entre as ações do coordenador pedagógico com as da direção escolar. Concluiu-se que todos reconhecem a importância de seu papel participativo e os desafios encontrados para se concretizar esta gestão participativa no interior da escola, superando as dificuldades no processo de gestão democrática. | pt_BR |
dc.format.extent | 19 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Orientadores educacionais | pt_BR |
dc.subject | Escolas - Organização e administração | pt_BR |
dc.title | Coordenação pedagógica e direção : ações e relações com a gestão escolar | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |