dc.contributor.author | Noel, Vanderli Fernandes Neves | pt_BR |
dc.contributor.other | Ferraz, Jokasta Pires Vieira | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-12-09T14:32:52Z | |
dc.date.available | 2019-12-09T14:32:52Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/54037 | |
dc.description | Orientadora : Jokasta Ferraz | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este artigo tem como objetivo estudar a formação do professor pedagogo da rede pública para atuar em equipe e para atingir o objetivo proposto, foi necessário buscar alguns autores que tratam do campo de atuação do pedagogo, como GUIRRO (2009),LIBÂNEO (2011),SAVIANI(1985), de forma geral os autores estudados dizem que o trabalho do pedagogo visa intencionalmente a qualidade do trabalho educativo, uma vez que estudam o fenômeno educativo em sua totalidade e o internalizam. Assim sendo, algumas das conclusões foram que a problematização está na formação do professor pedagogo para o trabalho em equipe. A formação acadêmica desenvolve princípios, para o processo educativo enquanto ensino aprendizagem e, visando atingir este objetivo promove cursos de formação continuada para que seus integrantes a fim de que a que intenção se realize na prática. O treinamento para o trabalho em equipe na graduação e em formações continuadas para profissionais da educação se faz necessário. O olhar para a pedagogia como ciência da educação, pode contribuir em muito para que o pedagogo entenda seu trabalho dentro de uma instituição escolar, e o papel do pedagogo no desenvolvimento do ser humano enquanto ser racional com necessidade de se relacionar socialmente. Percebemos que a qualidade na educação depende também,da qualidade do trabalho do pedagogo e a equipe em si deve estar em sintonia para que isso aconteça na prática. O trabalho em equipe pode garantir o sucesso do investimento nesse trabalho tão complexo e que ainda apresenta muitas dificuldade em sua interpretação. | pt_BR |
dc.format.extent | 16 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Pedagogos | pt_BR |
dc.subject | Pratica de ensino | pt_BR |
dc.title | Formação do professor pedagogo para o trabalho em equipe | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |