dc.contributor.author | Corrêa, Valquíria da Silva Santos | pt_BR |
dc.contributor.other | Ferraz, Jokasta Pires Vieira | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-01-08T13:22:29Z | |
dc.date.available | 2020-01-08T13:22:29Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/54036 | |
dc.description | Orientadora : ª. Ma. Jokasta Pires Vieira Ferraz | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O Projeto Político Pedagógico tem o papel de orientar a organização escolar nos aspectos estruturais, administrativos, espaciais, humanos e pedagógicos. O presente artigo visa discorrer sobre a importância da elaboração e ou reelaboração do documento para a Educação Infantil, em uma perspectiva de gestão democrática. A temática oportunizou estudos, pesquisas e observações quanto à construção coletiva do documento, do mesmo modo que buscou responder aos questionamentos frente a sua importância e a relevância da formação continuada dos professores para a sua efetivação. Destacamos que é primordial o entendimento da gestão democrática com vista à participação dos alunos, pais, e de toda comunidade na elaboração do Projeto Político Pedagógico. Para tanto, a concretização do estudo de cunho bibliográfico e de caso se ampara nas elaborações de autores como Gadotti (1994) Kramer (2012) Libâneo (2001) Nóvoa (2002) Oliveira (2003), Veiga (2002), dentre outros que abordam a temática e as observações realizadas em um CMEI do interior do Paraná. O trabalho apresenta-se organizado em três momentos: Inicialmente pela revisão de literatura, discorrendo acerca dos aspectos retratados por autores com relação à temática, enfatizando o Projeto Político Pedagógico, a gestão democrática e a formação continuada. Na sequência a metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho, finalizando com as considerações finais, em uma reflexão sobre as pesquisas, os estudos realizados e a possibilidade de retomada do tema. Esperamos que as reflexões apresentadas nos estudos possam contribuir para a ampliação das discussões acerca do documento como orientador na Educação Infantil. | pt_BR |
dc.format.extent | 17 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Planejamento educacional | pt_BR |
dc.title | Projeto político pedagógico : uma perspectiva de gestão democrática na reelaboração do documento orientador para a educação infantil | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |