dc.contributor.author | Fernandes, Valéria de Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.other | Hammerschmitt, Ida | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-12-13T16:47:17Z | |
dc.date.available | 2019-12-13T16:47:17Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/54034 | |
dc.description | Orientadora: Ida Hammerschmitt | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Neste artigo objetiva-se desencadear reflexões iniciais sobre a metacognição como ferramenta que pode promover melhorias no processo de ensino aprendizagem, no exercício das funções do coordenador pedagógico. A pesquisa envolveu os educando de três turmas, do 2º ano, do Ensino Médio, da Unidade Educacional, Colégio Estadual Ulysses Guimarães, do município de Foz do Iguaçu, Paraná. Objetiva-se também identificar habilidades e limitações presentes durante o processo de ensinoaprendizagem e aferir a possibilidade de ofertar aos educandos meios de identificar suas habilidades e limitações acerca das novas maneiras de tornar a aprendizagem mais significativa com o auxílio da Metacognição. A partir dos estudos realizados e resultados obtidos, indica-se ser possível ao coordenador pedagógico auxiliar os professores a utilizarem técnicas e estratégias de aprendizagem, fundamentadas na metacognição, com o objetivo de proporcionar aos educandos mais autonomia e maturidade durante os processos de ensino e aprendizagem. | pt_BR |
dc.format.extent | 18 p. : il. (algumas color.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Metacognição | pt_BR |
dc.subject | Orientadores educacionais | pt_BR |
dc.title | Metacognição como forma de auxílio ao processo de ensino aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |