| dc.contributor.author | Lopes, Terezinha Aparecida Martins | pt_BR |
| dc.contributor.other | Ferreira, Adriane Carneiro | pt_BR |
| dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2019-12-04T19:41:57Z | |
| dc.date.available | 2019-12-04T19:41:57Z | |
| dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/54018 | |
| dc.description | Orientadora : Profª Mestra Adriane Carneiro Ferreira | pt_BR |
| dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
| dc.description | Inclui referências | pt_BR |
| dc.description.abstract | Resumo : A presente pesquisa teve por objetivo o processo de alfabetização, focou nas dificuldades encontradas neste período e o papel do professor como mediador neste processo, que deve ocorrer, segundo documentos oficiais, até o terceiro ano do ensino fundamental, ou seja até os oito anos de idade da criança. Entendendo que a prática pedagógica não é tarefa isolada do docente, mas que depende de um coletivo que o apoie, buscou identificar qual deve ser a postura do gestor pedagógico em prol de melhorias no processo de ensino aprendizagem no contexto escolar e também qual a relação que a escola deve esperar dos responsáveis pela criança. A pesquisa desenvolveu-se bibliograficamente, utilizou diversos autores e obras subsidiassem as inquietações sobre a temática desenvolvida. Analisa o desafio de alfabetizar a criança na idade correta e como para se alcançar uma formação de qualidade para o aluno é necessário que os docentes e coordenadores pedagógicos reconheçam o aluno como um ser social, histórico e cultural, que entendam que este aluno já vai para a escola com conhecimentos, cabendo então a eles aprimorá-los com os conteúdos científicos de maneira interdisciplinar, promovendo não somente a alfabetização, mas uma alfabetização letrada. | pt_BR |
| dc.format.extent | 17 p. | pt_BR |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.language | Português | pt_BR |
| dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
| dc.subject | Professores e alunos | pt_BR |
| dc.title | Dificuldade de aprendizagem na alfabetização | pt_BR |
| dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |