• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Questão social pela perspectiva interdisciplinar
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Questão social pela perspectiva interdisciplinar
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Gênero na educação e educação de gênero : a invisibilidade da mulher apesar de principal protagonista

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - GIOVANNA BARRETO.pdf (1.368Mb)
    Data
    2016
    Autor
    Barreto, Giovanna
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O texto se apoia em fatos históricos e recentes como ponto de partida para impulsionar o debate sobre gênero e educação e educação de gênero dentro e fora da escola. Problematizo a padronização dos modos de ser, pensar, portar e comportar, bem como os esquemas binários de gênero que ainda operam na sociedade e nos contextos educacionais. Também reflete sobre como alguns instrumentos já' naturalizados pela sociedade, como a linguagem, o sistema escolar e a assimetria salarial entre homens e mulheres, sustentam e mantém o status quo patriarcal. A coleta de dados foi feita a partir de análise documental de notícias de jornais e revisão bibliográfica sobre o tema. A análise possibilitou estruturar o texto em três intervalos: analisar os fatos para compreendê-los, compreender para propor e propor para mudar. Aponta saídas pela tomada de consciência crítica e mudança individual por meio da construção de um outro olhar que construa novas relações. Apesar das históricas conquistas, a mulher continua invisível mesmo quando é a principal protagonista. A desvalorização do feminino e a desigualdade salarial ainda são pautas atuais do debate de gênero. Cabe ressaltar que, no final das contas, a desigualdade de gênero não afeta apenas as mulheres, mas toda a sociedade que também perde por ser refém de um sistema escolar que produz e reproduz desigualdades e injustiças.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53883
    Collections
    • Questão social pela perspectiva interdisciplinar [359]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV