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dc.contributor.advisorBruck. Isacpt_BR
dc.contributor.advisorAntoniuk, Sérgio Antônio, 1955-pt_BR
dc.contributor.authorSantos, Fernanda Wagner Fredo dospt_BR
dc.contributor.otherLima, Joseli do Rocio Maito dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Neurologia Pediátricapt_BR
dc.date.accessioned2020-03-03T20:51:06Z
dc.date.available2020-03-03T20:51:06Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53872
dc.descriptionOrientadores : Prof. Dr. Isac Bruck, Prof. Dr. Sérgio Antoniuk ; Profª. Drª. Joseli do Rocio Maito de Lima.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Neurologia Pediátrica.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Objetivo: Comparar os resultados dos testes de Denver II e Cognitive Adaptive Test/Clinical Linguistic and Auditory Milestone Scale (CAT-CLAMS) em crianças entre 6 e 36 meses, nascidas prematuras, com os escores obtidos nos testes de Mini-Mental State Examination (MMSE), Mini-Mental Adaptado para a faixa etária Pediátrica (MMAP), Escala de Vanderbilt para Pais (EVP), Lista de Sintomas Pediátricos (LSP), Diagnóstico Operatório de Piaget (DOP) e Análise Pedagógica (AP), realizada por psicopegoga, com de testes de leitura, escrita e raciocínio matemático próprios e padronizados, aplicados nas mesmas crianças, atualmente em idade escolar, para definir se a triagem precoce alerta para distúrbios de aprendizagem e comportamentais futuros. Método: Reavaliação de 41 prematuros, atualmente entre 7 e 14 anos, testados com MMSE, MMAP, EVP, LSP, DOP e AP, com primeira avaliação entre o 6ºe 36º mês de vida com Denver II e CAT/CLAMS. Análise estatística comparando os desfechos da primeira e segunda avaliações, com utilização dos métodos de McNemar e quiquadrado de Pearson, considerados resultados com p-valor =0,05. Resultados: Reprovação em CLAMS para idade corrigida foi compatível com alterações futuras na LSP e MMAP (ambos p = 0,02) e transtorno de conduta na EVP (p = 0,04). Em CAT para idade corrigida, reprovação foi correlacionada com alterações no MMAP e transtorno de conduta na EVP (ambos p = 0,02), transtorno de ansiedade/depressão na EVP e escrita na AP (ambos p = 0,04) e LSP positiva (p = 0,007). Reprovações obrigatórias e questionáveis no Denver II nos critérios PessoalSocial e Motor-Adaptativo, em idade cronológica ou corrigida, relacionam-se com alterações futuras comportamentais e de aprendizagem. Conclusões: alterações nos testes de Denver II e CAT/CLAMS nos primeiros 36 meses de vida sugerem dificuldade de aprendizagem futura, e indicam acompanhamento multiprofissional principalmente na transição para a idade escolar.pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: Comparar os resultados dos testes de Denver II e Cognitive Adaptive Test/Clinical Linguistic and Auditory Milestone Scale (CAT-CLAMS) em crianças entre 6 e 36 meses, nascidas prematuras, com os escores obtidos nos testes de Mini-Mental State Examination (MMSE), Mini-Mental Adaptado para a faixa etária Pediátrica (MMAP), Escala de Vanderbilt para Pais (EVP), Lista de Sintomas Pediátricos (LSP), Diagnóstico Operatório de Piaget (DOP) e Análise Pedagógica (AP), realizada por psicopegoga, com de testes de leitura, escrita e raciocínio matemático próprios e padronizados, aplicados nas mesmas crianças, atualmente em idade escolar, para definir se a triagem precoce alerta para distúrbios de aprendizagem e comportamentais futuros. Método: Reavaliação de 41 prematuros, atualmente entre 7 e 14 anos, testados com MMSE, MMAP, EVP, LSP, DOP e AP, com primeira avaliação entre o 6ºe 36º mês de vida com Denver II e CAT/CLAMS. Análise estatística comparando os desfechos da primeira e segunda avaliações, com utilização dos métodos de McNemar e quiquadrado de Pearson, considerados resultados com p-valor =0,05. Resultados: Reprovação em CLAMS para idade corrigida foi compatível com alterações futuras na LSP e MMAP (ambos p = 0,02) e transtorno de conduta na EVP (p = 0,04). Em CAT para idade corrigida, reprovação foi correlacionada com alterações no MMAP e transtorno de conduta na EVP (ambos p = 0,02), transtorno de ansiedade/depressão na EVP e escrita na AP (ambos p = 0,04) e LSP positiva (p = 0,007). Reprovações obrigatórias e questionáveis no Denver II nos critérios PessoalSocial e Motor-Adaptativo, em idade cronológica ou corrigida, relacionam-se com alterações futuras comportamentais e de aprendizagem. Conclusões: alterações nos testes de Denver II e CAT/CLAMS nos primeiros 36 meses de vida sugerem dificuldade de aprendizagem futura, e indicam acompanhamento multiprofissional principalmente na transição para a idade escolar.pt_BR
dc.format.extent13 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectRecem-nascido prematuropt_BR
dc.subjectDisturbios da aprendizagempt_BR
dc.titleTestes de triagem do desenvolvimento nos primeiros 36 meses de vida como fator prognóstico de desempenho escolar em crianças prematuraspt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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