dc.contributor.advisor | Bruck. Isac | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Antoniuk, Sérgio Antônio, 1955- | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Fernanda Wagner Fredo dos | pt_BR |
dc.contributor.other | Lima, Joseli do Rocio Maito de | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Neurologia Pediátrica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-03-03T20:51:06Z | |
dc.date.available | 2020-03-03T20:51:06Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53872 | |
dc.description | Orientadores : Prof. Dr. Isac Bruck, Prof. Dr.
Sérgio Antoniuk ; Profª. Drª. Joseli do Rocio
Maito de Lima. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Neurologia Pediátrica. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Objetivo: Comparar os resultados dos testes de Denver II e Cognitive Adaptive
Test/Clinical Linguistic and Auditory Milestone Scale (CAT-CLAMS) em crianças entre
6 e 36 meses, nascidas prematuras, com os escores obtidos nos testes de Mini-Mental
State Examination (MMSE), Mini-Mental Adaptado para a faixa etária Pediátrica
(MMAP), Escala de Vanderbilt para Pais (EVP), Lista de Sintomas Pediátricos (LSP),
Diagnóstico Operatório de Piaget (DOP) e Análise Pedagógica (AP), realizada por
psicopegoga, com de testes de leitura, escrita e raciocínio matemático próprios e
padronizados, aplicados nas mesmas crianças, atualmente em idade escolar, para
definir se a triagem precoce alerta para distúrbios de aprendizagem e
comportamentais futuros.
Método: Reavaliação de 41 prematuros, atualmente entre 7 e 14 anos, testados com
MMSE, MMAP, EVP, LSP, DOP e AP, com primeira avaliação entre o 6ºe 36º mês de
vida com Denver II e CAT/CLAMS. Análise estatística comparando os desfechos da
primeira e segunda avaliações, com utilização dos métodos de McNemar e quiquadrado de Pearson, considerados resultados com p-valor =0,05.
Resultados: Reprovação em CLAMS para idade corrigida foi compatível com
alterações futuras na LSP e MMAP (ambos p = 0,02) e transtorno de conduta na EVP
(p = 0,04). Em CAT para idade corrigida, reprovação foi correlacionada com alterações
no MMAP e transtorno de conduta na EVP (ambos p = 0,02), transtorno de
ansiedade/depressão na EVP e escrita na AP (ambos p = 0,04) e LSP positiva (p =
0,007). Reprovações obrigatórias e questionáveis no Denver II nos critérios PessoalSocial e Motor-Adaptativo, em idade cronológica ou corrigida, relacionam-se com
alterações futuras comportamentais e de aprendizagem.
Conclusões: alterações nos testes de Denver II e CAT/CLAMS nos primeiros 36
meses de vida sugerem dificuldade de aprendizagem futura, e indicam
acompanhamento multiprofissional principalmente na transição para a idade escolar. | pt_BR |
dc.description.abstract | Objetivo: Comparar os resultados dos testes de Denver II e Cognitive Adaptive
Test/Clinical Linguistic and Auditory Milestone Scale (CAT-CLAMS) em crianças entre
6 e 36 meses, nascidas prematuras, com os escores obtidos nos testes de Mini-Mental
State Examination (MMSE), Mini-Mental Adaptado para a faixa etária Pediátrica
(MMAP), Escala de Vanderbilt para Pais (EVP), Lista de Sintomas Pediátricos (LSP),
Diagnóstico Operatório de Piaget (DOP) e Análise Pedagógica (AP), realizada por
psicopegoga, com de testes de leitura, escrita e raciocínio matemático próprios e
padronizados, aplicados nas mesmas crianças, atualmente em idade escolar, para
definir se a triagem precoce alerta para distúrbios de aprendizagem e
comportamentais futuros.
Método: Reavaliação de 41 prematuros, atualmente entre 7 e 14 anos, testados com
MMSE, MMAP, EVP, LSP, DOP e AP, com primeira avaliação entre o 6ºe 36º mês de
vida com Denver II e CAT/CLAMS. Análise estatística comparando os desfechos da
primeira e segunda avaliações, com utilização dos métodos de McNemar e quiquadrado de Pearson, considerados resultados com p-valor =0,05.
Resultados: Reprovação em CLAMS para idade corrigida foi compatível com
alterações futuras na LSP e MMAP (ambos p = 0,02) e transtorno de conduta na EVP
(p = 0,04). Em CAT para idade corrigida, reprovação foi correlacionada com alterações
no MMAP e transtorno de conduta na EVP (ambos p = 0,02), transtorno de
ansiedade/depressão na EVP e escrita na AP (ambos p = 0,04) e LSP positiva (p =
0,007). Reprovações obrigatórias e questionáveis no Denver II nos critérios PessoalSocial e Motor-Adaptativo, em idade cronológica ou corrigida, relacionam-se com
alterações futuras comportamentais e de aprendizagem.
Conclusões: alterações nos testes de Denver II e CAT/CLAMS nos primeiros 36
meses de vida sugerem dificuldade de aprendizagem futura, e indicam
acompanhamento multiprofissional principalmente na transição para a idade escolar. | pt_BR |
dc.format.extent | 13 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Recem-nascido prematuro | pt_BR |
dc.subject | Disturbios da aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Testes de triagem do desenvolvimento nos primeiros 36 meses de vida como fator prognóstico de desempenho escolar em crianças prematuras | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |