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    Testes de triagem do desenvolvimento nos primeiros 36 meses de vida como fator prognóstico de desempenho escolar em crianças prematuras

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    R - E - FERNANDA WAGNER FREDO DOS SANTOS.pdf (522.9Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Santos, Fernanda Wagner Fredo dos
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Objetivo: Comparar os resultados dos testes de Denver II e Cognitive Adaptive Test/Clinical Linguistic and Auditory Milestone Scale (CAT-CLAMS) em crianças entre 6 e 36 meses, nascidas prematuras, com os escores obtidos nos testes de Mini-Mental State Examination (MMSE), Mini-Mental Adaptado para a faixa etária Pediátrica (MMAP), Escala de Vanderbilt para Pais (EVP), Lista de Sintomas Pediátricos (LSP), Diagnóstico Operatório de Piaget (DOP) e Análise Pedagógica (AP), realizada por psicopegoga, com de testes de leitura, escrita e raciocínio matemático próprios e padronizados, aplicados nas mesmas crianças, atualmente em idade escolar, para definir se a triagem precoce alerta para distúrbios de aprendizagem e comportamentais futuros. Método: Reavaliação de 41 prematuros, atualmente entre 7 e 14 anos, testados com MMSE, MMAP, EVP, LSP, DOP e AP, com primeira avaliação entre o 6ºe 36º mês de vida com Denver II e CAT/CLAMS. Análise estatística comparando os desfechos da primeira e segunda avaliações, com utilização dos métodos de McNemar e quiquadrado de Pearson, considerados resultados com p-valor =0,05. Resultados: Reprovação em CLAMS para idade corrigida foi compatível com alterações futuras na LSP e MMAP (ambos p = 0,02) e transtorno de conduta na EVP (p = 0,04). Em CAT para idade corrigida, reprovação foi correlacionada com alterações no MMAP e transtorno de conduta na EVP (ambos p = 0,02), transtorno de ansiedade/depressão na EVP e escrita na AP (ambos p = 0,04) e LSP positiva (p = 0,007). Reprovações obrigatórias e questionáveis no Denver II nos critérios PessoalSocial e Motor-Adaptativo, em idade cronológica ou corrigida, relacionam-se com alterações futuras comportamentais e de aprendizagem. Conclusões: alterações nos testes de Denver II e CAT/CLAMS nos primeiros 36 meses de vida sugerem dificuldade de aprendizagem futura, e indicam acompanhamento multiprofissional principalmente na transição para a idade escolar.
     
    Objetivo: Comparar os resultados dos testes de Denver II e Cognitive Adaptive Test/Clinical Linguistic and Auditory Milestone Scale (CAT-CLAMS) em crianças entre 6 e 36 meses, nascidas prematuras, com os escores obtidos nos testes de Mini-Mental State Examination (MMSE), Mini-Mental Adaptado para a faixa etária Pediátrica (MMAP), Escala de Vanderbilt para Pais (EVP), Lista de Sintomas Pediátricos (LSP), Diagnóstico Operatório de Piaget (DOP) e Análise Pedagógica (AP), realizada por psicopegoga, com de testes de leitura, escrita e raciocínio matemático próprios e padronizados, aplicados nas mesmas crianças, atualmente em idade escolar, para definir se a triagem precoce alerta para distúrbios de aprendizagem e comportamentais futuros. Método: Reavaliação de 41 prematuros, atualmente entre 7 e 14 anos, testados com MMSE, MMAP, EVP, LSP, DOP e AP, com primeira avaliação entre o 6ºe 36º mês de vida com Denver II e CAT/CLAMS. Análise estatística comparando os desfechos da primeira e segunda avaliações, com utilização dos métodos de McNemar e quiquadrado de Pearson, considerados resultados com p-valor =0,05. Resultados: Reprovação em CLAMS para idade corrigida foi compatível com alterações futuras na LSP e MMAP (ambos p = 0,02) e transtorno de conduta na EVP (p = 0,04). Em CAT para idade corrigida, reprovação foi correlacionada com alterações no MMAP e transtorno de conduta na EVP (ambos p = 0,02), transtorno de ansiedade/depressão na EVP e escrita na AP (ambos p = 0,04) e LSP positiva (p = 0,007). Reprovações obrigatórias e questionáveis no Denver II nos critérios PessoalSocial e Motor-Adaptativo, em idade cronológica ou corrigida, relacionam-se com alterações futuras comportamentais e de aprendizagem. Conclusões: alterações nos testes de Denver II e CAT/CLAMS nos primeiros 36 meses de vida sugerem dificuldade de aprendizagem futura, e indicam acompanhamento multiprofissional principalmente na transição para a idade escolar.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53872
    Collections
    • Neurologia pediátrica [7]

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