Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTiecher, Adilson Luizpt_BR
dc.contributor.authorMonteiro, Silvana Aparecida Mendespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2020-01-07T12:58:21Z
dc.date.available2020-01-07T12:58:21Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53831
dc.descriptionOrientador : Professor Me. Adilson Luiz Tiecherpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho tem por objetivo apresentar algumas contribuições da relação afetiva para o processo de ensino e aprendizagem, buscando compreender como acontece essa relação entre professor e aluno dos Anos iniciais do Ensino Fundamental, apontando para o fato de que a afetividade pode ser um fator determinante ocasionando impactos positivos e negativos no rendimento escolar de uma criança e em sua vida futura. A pesquisa traz reflexões sobre a afetividade no processo de ensino e aprendizagem, elencando pesquisas contemporâneas que refletem sobre as contribuições da relação entre professor e aluno para o processo de aprendizagem escolar. Ao chegar à escola a criança se depara com um meio de relações sociais em que ela será integrada havendo um processo de transição do conhecido meio familiar para um ambiente com pessoas e coisas às vezes bastante desconhecidas, ocasionando medo, insegurança e ansiedade assim como novos relacionamentos e aprendizagem. Algumas crianças agem tranquilamente à esse processo interagindo com professores, colegas e os novos contextos sociais, outras porém, não realizam esse processo de transição tão facilmente necessitando da atenção de educadores com encaminhamentos redimensionados e apoio familiar. A partir de bibliografias educacionais e pedagógicas, este artigo traz uma fundamentação teórica sobre os impactos da afetividade no processo de ensino e aprendizagem, com vistas a sensibilizar os professores sobre a importância deste tema. Portanto, pretende-se através desta pesquisa analisar e discutir como tem ocorrido a afetividade na prática pedagógica entre professor e aluno e como o professor tem utilizado das teorias do desenvolvimento baseando-se nas contribuições de alguns autores que relacionam a afetividade aliada à educação como ponto importante para melhor aprendizado e desenvolvimento dos alunos, fortalecendo suas relações sociais e seu desenvolvimento cognitivo.pt_BR
dc.format.extent16 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectProfessores e alunospt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleOs impactos da afetividade no processo de ensino e aprendizagem nos alunos [do] ensino fundamental anos iniciaispt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples