dc.contributor.author | Maria Neto, Alzino José | pt_BR |
dc.contributor.other | Silva, Lenir Maristela, 1964- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-07-22T23:15:02Z | |
dc.date.available | 2021-07-22T23:15:02Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53816 | |
dc.description | Orientadora : Lenir Maristela Silva | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de ..., Curso de Especialização em ... | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente trabalho foi elaborado buscando refletir sobre a importância dos currículos institucionais inclusivos na educação, tais currículos se comprometem com a educação do futuro que poderá se refletir em transformações sociais para a melhoria da qualidade de vida de todos. As discussões que envolvem o ensinar e o aprender são recorrentes nos campos de estudos de currículos, por isto, o trabalho aborda questões sobre a perspectiva da diversidade no âmbito da educação inclusiva rompendo com o paradigma disciplinar e os mecanismos que são contrários à emancipação do sujeito. Através da metodologia de referencial teórico o presente trabalho busca nos convida a uma reflexão comparativa entre algumas propostas curriculares inovadoras e as tradicionais que insistem trabalhar disciplinarmente. Entre os objetos de estudo e que foram citadas neste trabalha estão a Escola da Ponte, Projeto Âncora, Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento, Escola Municipal de Ensino Fundamental Desembargador Amorim Lima e Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Campos Salles. Nos objetivos específicos, em complemento com esta proposta é importante compreender os conceitos da interdisciplinaridade na perspectiva curricular que compreende a educação do futuro como um ideal necessário para transformações sociais. Por meio de pesquisas bibliográficas iremos também compreender o significado de um currículo e ainda propor comparações entre diversas alternativas curriculares que tem como meta a educação inclusiva provocando assim um diálogo comparativo, demonstrando a ineficiência do currículo tradicional disciplinar. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (30 p.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Inclusão (Educação) | pt_BR |
dc.subject | Metodos de ensino | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia contemporanea | pt_BR |
dc.title | Esclarecendo alternativas ao ensino disciplinar para educação inclusiva | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |