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dc.contributor.authorJeremias, Sandra Maria Ferreirapt_BR
dc.contributor.otherBatista, Clarice Martins de Souzapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2020-01-08T12:53:45Z
dc.date.available2020-01-08T12:53:45Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53810
dc.descriptionOrientadora : Profa. Ma Clarice Martins de Souza Batistapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este artigo propõe expor as possibilidades de acertos e erros em relação a implantação do Programa de Aceleração de Estudos introduzido nas escolas da Estaduais do Paraná no ano de 2015, trata de uma Política Pública que visa o avanço do aluno que apresenta atraso escolar. A pesquisa foi desenvolvida com professores, alunos e pedagogos de três Escolas da Rede Pública Estadual. De acordo com a Secretaria de Educação, foi uma estratégia de enfrentamento de combate ao fracasso escolar em relação ao problema de distorção/idade/ano. O PAE é uma Política Pública destinada a um público diversificado de alunos que apresentam dificuldade acentuada de aprendizagem, histórico de repetência e evasão escolar. Tais alunos pertencem aos grupos socialmente desfavorecido em consequência da situação de desigualdade social e da controvérsia das Políticas Públicas. Neste ínterim o acesso a educação escolar é um dos meios que se pode reverter a situação de exclusão social se fazendo necessário repensar a educação atendendo as especificidades. O PAE oferta atendimento a alunos matriculados no 6º e 8º Ano do Ensino Fundamental tendo a possibilidade de avançar os estudos em até dois anos. O interesse pelo tema de pesquisa surgiu em virtude de a professora pesquisadora acompanhar uma turma de Aceleração de Estudos de 8º Ano do Ensino Fundamental como pedagoga e mediante os desafios deparados surgiu a necessidade da busca de soluções que fortalecesse a ação. No intuito de ampliar o debate e ter uma visão mais abrangente a pesquisa foi aplicada em três escolas, sendo que duas escolas pertencem a Núcleos Regionais diferentes. A análise de dados foi feita a partir da percepção dos professores e pedagogos que atenderam as turmas de Aceleração de Estudos, os quais foram protagonistas da ação. A pesquisa buscou retratar a visão dos educadores considerando os aspectos positivos e as dificuldades encontradas ao longo da implantação do programa. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa e os dados foram colhidos por meio de aplicação de questionários. De acordo com os resultados apresentados de modo geral o programa contribuiu para a reintegração dos alunos no percurso regular.pt_BR
dc.format.extent33 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAceleração da aprendizagempt_BR
dc.subjectInovações educacionaispt_BR
dc.titlePrograma de Aceleração de Estudos : implantação, experiência e perspectivas nas escolas da rede pública estadual do Paranápt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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