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dc.contributor.authorCorrêa, Sandra Mara dos Santospt_BR
dc.contributor.otherLopes, Jandicleide Evangelistapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-03T20:13:07Z
dc.date.available2019-12-03T20:13:07Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53740
dc.descriptionOrientadora : Profª. Dra. Jandicleide Evangelista Lopespt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho buscou compreender o comportamento do aluno em sala de aula no contexto do processo ensino aprendizagem. Tal desafio, tornou-se um verdadeiro óbice para o ensino atual e merecedora de uma séria reflexão, tendo em vista que os professores de um modo geral atribuem a culpa pelo comportamento indisciplinado do aluno à educação recebida na família. Embasada em parâmetros teóricos de estudos e reflexões de diversos autores, esta pesquisa procurou discutir, como tratar a questão da indisciplina e inclusão na escola? Qual a definição da ética e a sua contribuição na formação do cidadão incluso? Qual é o papel do professor diante da problemática? Como é tratada a formação de professores para a educação inclusiva? A questão proposta será uma tentativa de investigar as possíveis causas da indisciplina na sala de aula, redefinindo o conceito de disciplina, inclusão e formação, demonstrando a importância da responsabilidade do professor de trabalhar em conjunto. Este estudo adquire relevância pelo redimensionamento da prática a ser proporcionada no espaço escolar frente às demandas surgidas e das orientações da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. O trabalho foi desenvolvido com base nas pesquisas bibliográficas referente ao tema abordado. Como resultado da pesquisa conclui-se que é fundamental, uma modificação no sistema educacional e reformas nas políticas públicas, radicalizando todas as formas de exclusão e atitudes discriminatórias, devemos conhecer para fazer as intervenções necessárias, viabilizando a individualidade de cada aluno, pois todos podem ter êxito, se a escola trabalhar a inclusão com o objetivo de integrar, finalmente cabe ao professor entender o seu aluno.pt_BR
dc.format.extent16 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDisciplina escolarpt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.titleConhecer para intervir : indisciplina ou inclusão?pt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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