dc.contributor.author | Corrêa, Sandra Mara dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.other | Lopes, Jandicleide Evangelista | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-12-03T20:13:07Z | |
dc.date.available | 2019-12-03T20:13:07Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53740 | |
dc.description | Orientadora : Profª. Dra. Jandicleide Evangelista Lopes | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente trabalho buscou compreender o comportamento do aluno em sala de aula no contexto do processo ensino aprendizagem. Tal desafio, tornou-se um verdadeiro óbice para o ensino atual e merecedora de uma séria reflexão, tendo em vista que os professores de um modo geral atribuem a culpa pelo comportamento indisciplinado do aluno à educação recebida na família. Embasada em parâmetros teóricos de estudos e reflexões de diversos autores, esta pesquisa procurou discutir, como tratar a questão da indisciplina e inclusão na escola? Qual a definição da ética e a sua contribuição na formação do cidadão incluso? Qual é o papel do professor diante da problemática? Como é tratada a formação de professores para a educação inclusiva? A questão proposta será uma tentativa de investigar as possíveis causas da indisciplina na sala de aula, redefinindo o conceito de disciplina, inclusão e formação, demonstrando a importância da responsabilidade do professor de trabalhar em conjunto. Este estudo adquire relevância pelo redimensionamento da prática a ser proporcionada no espaço escolar frente às demandas surgidas e das orientações da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. O trabalho foi desenvolvido com base nas pesquisas bibliográficas referente ao tema abordado. Como resultado da pesquisa conclui-se que é fundamental, uma modificação no sistema educacional e reformas nas políticas públicas, radicalizando todas as formas de exclusão e atitudes discriminatórias, devemos conhecer para fazer as intervenções necessárias, viabilizando a individualidade de cada aluno, pois todos podem ter êxito, se a escola trabalhar a inclusão com o objetivo de integrar, finalmente cabe ao professor entender o seu aluno. | pt_BR |
dc.format.extent | 16 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Disciplina escolar | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.title | Conhecer para intervir : indisciplina ou inclusão? | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |