dc.contributor.author | Ribas, Rubia | pt_BR |
dc.contributor.other | Cruz, Fabiana Thomé da | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-11-19T19:17:20Z | |
dc.date.available | 2019-11-19T19:17:20Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53737 | |
dc.description | Orientadora : Profª Ma. Fabiana Thomé da Cruz | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este artigo visa refletir sobre as atribuições inerentes a função da direção da escola, na rede de educação pública do estado do Paraná. A ideia é destacar os instrumentos existentes a disposição da gestão para que a comunidade escolar, de posse desses conhecimentos, possa se integrar de forma qualificada e democrática à gestão escolar. Foi realizado um estudo aprofundado de bibliografia sobre a temática e de material disponibilizado por ocasião de curso de gestores ofertado pela Secretaria de Estado de Educação. O trabalho foi pensado no intuito de estabelecer uma reflexão sobre o sistema educacional brasileiro, a história da educação e as mudanças que ocorreram ao longo dos anos. Percebeu-se que as relações estabelecidas em cada década e a forma de gestão desenvolvida, durante anos, demonstram que por longo tempo a democracia permaneceu apenas no imaginário de idealistas e, na prática, o que se observava eram relações de poder e autoridade. Buscouse na literatura a síntese dos estudos realizados sobre tecnologias na educação, legislação educacional, recursos financeiros e pedagógicos, entre outros, na perspectiva que destaca a importância do gestor conhecer e utilizar no cotidiano escolar estes recursos. Os estudos revelam a evolução dos princípios relacionados à gestão democrática. A legislação e normatização que vem se implantando no sistema educacional visa efetivar uma ação pautada no posicionamento do gestor como mediador, por meio da prática de ações voltadas a organização e manutenção financeira, pedagógica e dos recursos humanos presentes na escola. Apesar da autonomia das escolas ser restrita, a existência de instâncias colegiadas e de eleições para diretores indica a busca permanente por estratégias coletivas que propiciem melhoria na qualidade de ensino e na gestão dos recursos destinados a educação. | pt_BR |
dc.format.extent | 24 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Escolas - Organização e administração | pt_BR |
dc.subject | Escolas publicas | pt_BR |
dc.title | A gestão democrática como paradigma da educação brasileira na atualidade | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |