Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGrigorio, Rosimeire Leitept_BR
dc.contributor.otherIsleb, Vivianpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2020-01-08T12:59:26Z
dc.date.available2020-01-08T12:59:26Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53716
dc.descriptionOrientadora : MSc. Vivian Islebpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente artigo tem como objeto de análise o Programa Segundo Tempo (PST). Verificou-se em que medida o referido Programa pode contribuir para manter as crianças, os jovens e os adolescentes longe dos riscos e de exposições que podem comprometer seu desenvolvimento e afastá-los do ambiente educacional, iniciando dessa forma a descontinuidade dos estudos. O Programa Segundo Tempo foi criado pelo Governo Federal no ano de 2003 com o objetivo de proporcionar ao indivíduo a possibilidade de atingir o desenvolvimento de valores sociais, melhora das capacidades físicas e motoras, integração social, além de afastar a criança, os jovens eos adolescentes das drogas, da prostituição, criminalidade e de outros riscos sociais provenientes do meio em que eles vivem, impedindo dessa forma sua permanência na escola e a evolução do processo de aprendizagem. Para tanto, como parte dos encaminhamentos metodológicos, realizou-se pesquisa bibliográfica de autores que discutem acerca da temática e análise dos documentos orientadores do PST. Como resultados da pesquisa foram identificados os elementos norteadores do Programa Segundo Tempo, que foram pensados exclusivamente na clientela escolar que depois das aulas, tem tempo ocioso e sem a presença dos pais, ficando dessa forma vulneráveis a todo tipo de influências, principalmente considerando a falta de ação educativa complementar à escolar.pt_BR
dc.format.extent16 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação afetivapt_BR
dc.titlePrograma Segundo Tempopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples