Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAbreu, Rodrigo dept_BR
dc.contributor.otherFerraz, Jokasta Pires Vieirapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-11-27T16:16:10Z
dc.date.available2019-11-27T16:16:10Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53667
dc.descriptionOrientadora : Profa. Jokasta Pires Vieira Ferrazpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A avaliação é um tema que ainda merece estudo dentro dos estabelecimentos de ensino. Partindo dessa afirmação procura-se demonstrar nesse artigo uma breve reflexão sobre Avaliação, Projeto Político Pedagógico, e também, analisar a concepção de avaliação dos professores de 4º e 5º anos da Escola Municipal Ensinando e Aprendendo2 da cidade de Arapongas. O objetivo do artigo é compreender a concepção de avaliação dos professores e se os mesmos estabelecem suas práticas de avaliação da aprendizagem como um processo que viabiliza situações de aprendizagens significativas onde os alunos demonstrão o que podem e sabem fazer, juntamente com o que é proposto no Projeto Político Pedagógico da escola. No intuito de responder e atingir o objetivo do presente artigo realizou-se uma pesquisa de campo contendo 6 questões e revisão bibliográfica sobre o tema, a fim de identificar o pensamento dos professores em relação a avaliação, além de averiguar se os mesmos utilizavam a avaliação como um método de promover ou punir os alunos. Essas questões serão analisadas no corpo do trabalho, com a contribuição das idéias de diversos autores como: Júlia Falivene Alves, Jussara Hoffmann, Celso Vasconcelos, Carlos Cipriano Luckesi, e outros, que tratam das abordagens de educação e avaliação historicamente situadas, serão apresentados em capítulos a Revisão Bibliográfica, a Análise das entrevistas, e a Conclusão do trabalho. Breviamente conclui-se que a avaliação é muito mais do que apenas atribuir notas e conceitos aos alunos. Ela deve ser sinônimo de uma ação ética democrática, comprometida com a construção do conhecimento e do desenvolvimento das capacidades e habilidades dos estudantes, exigindo do professor portanto formação, preparo técnico e responsabilidade. A avaliação ocorre no começo no meio e ao final de uma aula, módulo.pt_BR
dc.format.extent22 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleAvaliação : formação ou punição?pt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples