A cultura africana e afro-brasileira e o ensino de artes nos anos iniciais
Resumo
Resumo : A presente pesquisa pretende analisar se após dez anos da promulgação da Lei 10.639/03, os professores de artes dos anos iniciais do ensino fundamental das escolas da Rede Municipal de Araucária - Paraná, vêm trabalhando ou não com os conteúdos relacionados à cultura africana e afro-brasileira em sala de aula, além de trazer reflexões a despeito das práticas que ainda pairam nas formas de ensinar, se a escola contempla de alguma forma a questão do negro(a) e sua cultura. Pretende ainda, investigar se esses professores conhecem minimamente a referida lei. Para tanto, organizou-se como método de instrumento de pesquisa de campo, um questionário semiestruturado que foi distribuído para cinco docentes de escolas distintas, permitindo obter informações básicas a respeito das práticas elaboradas sobre a implementação dos conteúdos da Lei. Além das questões que balizaram sobre a identidade, formação e o trabalho pedagógico, buscou-se investigar se os docentes conheciam a Lei 11.645/08 – que inclui a cultura indígena –, e integra a Lei 10.639/03.