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dc.contributor.advisorPeixe, Blênio Cezar Severo, 1954-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Auditoria Integralpt_BR
dc.creatorRocha, Luciana Franco dapt_BR
dc.date.accessioned2024-04-26T13:33:58Z
dc.date.available2024-04-26T13:33:58Z
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53531
dc.descriptionOrientador : Blênio César Severo Peixept_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Auditoria Integralpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo geral foi descrever o comportamento ético do profissional de auditoria interna de uma empresa hoteleira em Curitiba/PR, sob a ótica da teoria na área das Ciências Contábeis e validando-a através de um questionário personalizado para esta pesquisa, especificamente, voltada ao sistema de controle e auditoria interna. Os objetivos específicos da pesquisa foram: descrever a história da ética; apresentar o código de ética do auditor e do contador; apresentar os princípios e as convenções contábeis; apresentar fluxograma do estudo de caso das rotinas de uma empresa hoteleira em Curitiba/PR; e elaborar questionário para avaliação de controles internos e auditoria de uma empresa hoteleira em Curitiba/PR. A prática da Auditoria Interna em hotéis é um pouco diferenciada das demais técnicas de auditorias das organizações tradicionais. A receita hoteleira é dividida em pontos de venda, tais como: diárias, café da manhã, eventos, lavanderia, restaurante, roam-service, bar, frigobar, etc. variando de acordo com a estrutura de cada empreendimento hoteleiro onde cada ponto de venda tem suas característica e controles específicos. Um bom sistema de informação deve ser implantado para que os gestores direcionem seu plano diretor na prestação de serviço direta para o hóspede ou cliente, este sistema deve prever estatísticas confiáveis e atualizadas sobre a situação de hospedagem/eventos e permitir que todos os controles sejam contemplados sem prejuízo para a organização. Através da descrição dos pontos de vendas mostrou-se a importância para visualizarmos os processos internos e demais controles existente num empreendimento hoteleiro. Os estoques de mercadorias e inventários por setor e demais controles nos setores também foram levados em consideração na auditoria interna hoteleira. A intenção foi desenvolver uma metodologia com técnicas da auditoria para cercar inconsistências, erros, falhas e recomendar sugestões com objetivo de melhorar os controles internos. A elaboração de um questionário foi necessária, para avaliação de controles internos que é variável para cada organização. As perguntas foram objetivas por terem respostas um simples SIM ou NÃO objetivando sempre a avaliação do controle interno. Elaborou-se um estudo de caso recente, numa renomada rede hoteleira sediada em Curitiba/PR, onde pesquisamos 8 (oito) dos seus 16 hotéis. Elaborou-se um questionário para controles internos nos mesmos moldes descritos anteriormente, dividindo em setores. Entrevistou-se os funcionários destes hotéis com a finalidade de testarmos o grau de entendimento com relação a normas internas e procedimento éticos normalmente previstos em manuais internos de normas e condutas. Nesta proposta, sugeriu-se alguns pontos extremamente relevantes para a implantação de um programa de auditoria interna no ambiente hoteleiro de grande portept_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAuditoria interna - Hotéis, pensões, etcpt_BR
dc.titleEstudo sobre o comportamento ético do auditor interno de uma empresa hoteleira na cidade de Curitiba-PRpt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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