dc.contributor.advisor | Berriel, Andrea, 1972- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Especialização em Projeto e Paisagem Urbana | pt_BR |
dc.creator | Lacerda, Fernando Caldeira de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-07T13:28:05Z | |
dc.date.available | 2024-02-07T13:28:05Z | |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53486 | |
dc.description | Orientadora : Andréa Berriel | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Projeto e Paisagem Urbana | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: As ciclovias tem se destacado em diversos países como solução para a mobilidade urbana. Entretanto, em grande número de cidades, o poder público não tem apresentado soluções satisfatórias para a implementação destas e, no caso de Curitiba, a prefeitura ainda permanece estática em relação aos ciclistas cujo número não para de crescer. O ciclista tem uma relação mais íntima e humana com a cidade em comparação com os outros modais de transporte. Assim, através de políticas e projetos que priorizem pedestres e ciclistas, é possível resolver problemas de mobilidade e, principalmente, resgatar o convívio, o encontro e a vitalidade do centro da cidade. Nesse contexto, o presente artigo apresenta um ensaio de projeto, com proposições para a implementação da ciclovia em um trecho da Rua Saldanha Marinho, no Centro de Curitiba, com a ideia de que o projeto sirva de conexão entre trechos existentes de ciclovia e de outros a serem implementados. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: The cycling has been highlighted in several countries as a solution for urban mobility. However in many cities, government hasn't given satisfactory solutions for the implementation of cycles, and in case of Curitiba the city remains inert in relation to cyclists, whose number of users continues to grow. The rider has an intimate and human relationship with the city, over the other transportation modes. Therefore, through urban policies and project that prioritize cyclists and pedestrians, it's possible to solve mobility concerns and rescue the living, convention and vitality of the city center. In this context, this essay presents a project, which proposal for the implementation of bike lanes in a extension of the Saldanha Marinho Street, in downtown Curitiba. The idea is that this project it can be used as the connection between existing section of bike lanes and other places to be implemented. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Ciclovias | pt_BR |
dc.subject | Curitiba (PR) - Planejamento | pt_BR |
dc.title | O ciclista e a cidade : ensaio sobre ciclovias em Curitiba | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |