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dc.contributor.authorRibeiro, Marcilene Botelhopt_BR
dc.contributor.otherCorrêa, Vanisse Simone Alvespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-20T19:32:20Z
dc.date.available2019-12-20T19:32:20Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53361
dc.descriptionOrientadora : Prof.ª Drª Vanisse Simone Alves Corrêapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este artigo analisa a função de Suporte Técnico Pedagógico na Rede Municipal de Ensino de Curitiba. Objetivou-se a) analisar as atribuições do pedagogo; b) compreender os subsídios teóricos e metodológicos do Pedagogo na Rede Municipal de Ensino de Curitiba; c) revisar o dimensionamento do pedagogo nas escolas da Rede Municipal de Curitiba. Para tanto foi feita uma revisão de literatura, dos autores: Scheibe (1999), Pimenta (1999), Nóvoa (1995), Libâneo (2001) e (2003), bem como a análise da legislação que embasa a função. A análise aponta uma distorção do papel do Suporte Técnico Pedagógico, o profissional "pedagogo", encontra-se debilitado na função nas escolas da rede de Ensino de Curitiba. Suas tarefas se efetivam conforme as necessidades diárias, cumprindo diferentes funções, referentes ou não ao cargo que ocupa no interior da escola.pt_BR
dc.format.extent20 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPedagogospt_BR
dc.subjectEscolas publicas - Curitiba (PR)pt_BR
dc.titleO pedagogo escolar e a função de suporte técnico pedagógico da rede municipal de ensino de Curitibapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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