dc.contributor.author | Demenech, Márcia | pt_BR |
dc.contributor.other | Rodrigues, Vivian Isleb | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-11-25T20:29:03Z | |
dc.date.available | 2019-11-25T20:29:03Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53357 | |
dc.description | Orientadora : Vivian Isleb Rodrigues | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente artigo tem como objeto de estudo aprendizagem significativa em Ciências Naturais. Problematizou-se em que medida a aprendizagem pode se tornar significativa, no âmbito da disciplina de Ciências, para os anos finais do Ensino Fundamental. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre o tema investigado baseando-se em pesquisa documental das DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA-CIÊNCIAS (2008), do estado do Paraná. Com o intuito de ser um instrumento transformador, utilizado para subsidiar os trabalhos na escola, fomentandoo currículo e o planejamento dos professores, reforçando no embasamento teórico e metodológico dos conhecimentos científicos relacionados para melhorar o desenvolvimento do trabalho docente e garantir a aprendizagem. Assim, como forma desta análise, foram identificadas quatro práticas pedagógicasde ensino, quais recursos poderão ser utilizados para intensificar a ação docente para aprendizagem significativa em Ciências. São assim definidas: Prática número um: Seleção de conteúdos, Prática número dois: Expectativas de aprendizagem, Prática número três: Planejamento articulado e Prática número quatro: Prática social cultural. | pt_BR |
dc.format.extent | 21 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem significativa em ciências | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |