Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAlbano, Márcia Aparecidapt_BR
dc.contributor.otherRodrigues, Vivian Islebpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-03T16:47:50Z
dc.date.available2019-12-03T16:47:50Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53353
dc.descriptionOrientadora : Profª Mestre Vivian Isleb Rodriguespt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente artigo tem como objeto de análise a avaliação na Educação Infantil. Investigou-se a concepção de avaliação expressa no Currículo para a Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel, problematizando-se em que medida a avaliação na Educação Infantil, da Rede Municipal de Ensino de Cascavel, pode contribuir para o processo de ensino-aprendizagem das crianças. Como parte dos encaminhamentos metodológicos, realizou-se a análise documental do Currículo para a Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel bem como, a pesquisa bibliográfica sobre o tema investigado, baseando-se em autores que estudam o aprendizado e desenvolvimento infantil pautados na psicologia histórico-cultural e na pedagogia histórico-critica. Como resultado da análise foram identificados dois elementos que evidenciam a importância do ensino e da avaliação na Educação Infantil como: a valorização do desenvolvimento infantil partindo do pressuposto da pedagogia histórico-critica e da psicologia histórico-cultural e a compreensão da avaliação como instrumento de reflexão para o redimensionamento da ação pedagógica para a promoção da qualidade do ensino ofertado na Educação Infantil.pt_BR
dc.format.extent20 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleAvaliação na educação infantil : considerações acerca do currículo para rede pública municipal de ensino de Cascavelpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples