dc.contributor.author | Albano, Márcia Aparecida | pt_BR |
dc.contributor.other | Rodrigues, Vivian Isleb | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-12-03T16:47:50Z | |
dc.date.available | 2019-12-03T16:47:50Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53353 | |
dc.description | Orientadora : Profª Mestre Vivian Isleb Rodrigues | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente artigo tem como objeto de análise a avaliação na Educação Infantil. Investigou-se a concepção de avaliação expressa no Currículo para a Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel, problematizando-se em que medida a avaliação na Educação Infantil, da Rede Municipal de Ensino de Cascavel, pode contribuir para o processo de ensino-aprendizagem das crianças. Como parte dos encaminhamentos metodológicos, realizou-se a análise documental do Currículo para a Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel bem como, a pesquisa bibliográfica sobre o tema investigado, baseando-se em autores que estudam o aprendizado e desenvolvimento infantil pautados na psicologia histórico-cultural e na pedagogia histórico-critica. Como resultado da análise foram identificados dois elementos que evidenciam a importância do ensino e da avaliação na Educação Infantil como: a valorização do desenvolvimento infantil partindo do pressuposto da pedagogia histórico-critica e da psicologia histórico-cultural e a compreensão da avaliação como instrumento de reflexão para o redimensionamento da ação pedagógica para a promoção da qualidade do ensino ofertado na Educação Infantil. | pt_BR |
dc.format.extent | 20 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Avaliação na educação infantil : considerações acerca do currículo para rede pública municipal de ensino de Cascavel | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |