dc.contributor.author | Ferreira, Marcelo | pt_BR |
dc.contributor.other | Lopes, Jandicleide Evangelista | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-11-20T12:34:30Z | |
dc.date.available | 2019-11-20T12:34:30Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53350 | |
dc.description | Orientadora : Jandicleide Evangelista Lopes | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este presente artigo apresenta uma pesquisa realizada com os professores do Colégio Estadual Costa Viana, sobre a importância da presença do pedagogo como sendo principal referência no sentido de potencializar a ação docente. Com os resultados constatou-se o mal uso da hora atividade da parte dos docentes devido a atuação muitas vezes equivocada da parte do pedagogo no sentido de não priorizar a gestão do espaço e do tempo da hora atividade; desta forma, fica evidenciado que para atingir os seus objetivos, a escola necessita da união entre as funções pedagógicas e docentes, ou seja, a postura do pedagogo diante do desafio de gerir a hora atividade dos professores deve contrariar as expectativas de muitos docentes, priorizando agir com objetividade e profissionalismo, realizando o que é inerente a sua função e assim promover no espaço escolar não só o planejamento, mas também um ambiente de formação continuada como uma meta a ser atingida e assim fazer jus a conquista da hora atividade | pt_BR |
dc.format.extent | 24 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Pratica de ensino | pt_BR |
dc.subject | Orientadores educacionais | pt_BR |
dc.title | A importância da gestão pedagógica da hora atividade como prática potencializadora da ação docente | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |