Gestão escolar e liderança
Resumo
Resumo : Este artigo propõe uma abordagem sobre a temática da Gestão Escolar e Liderança. Objetivou-se identificar os conceitos do administrador escolar e de gestão escolar, bem como compreender as relações entre gestão escolar e liderança, identificando os tipos de liderança mais comuns entre os gestores escolares, e suas características mais significativas para ao final apontar as características da gestão escolar na atualidade. Utilizando-se da pesquisa bibliográfica a investigação dos conceitos de administração escolar e gestão escolar demonstrou a possibilidade de um avanço educacional responsabilizando toda a comunidade escolar e as politicas públicas pelos resultados alcançados em relação à aprendizagem do educando. Nestas definições passou a ser integrado ao gestor escolar o conceito de liderança e como consequência da maneira como nossas escolas são lideradas, tomando como parâmetros a distribuição de poder e tomada de decisões, analisada nos três estilos de liderança: Autocrático, Democrático, Laissez – Faire. Recentemente, originou-se a teoria situacional, que instiga as pessoas a tomar iniciativas para resolver as situações com influência maior da situação do que a personalidade do líder. A referência teórica que subsidia o estudo é em Lück (2010) e Gonçalves, (2001), Paro (1996), Medeiros (2008) entre outros. Concluindo, a importância de uma participação ativa e continua é que dá condições para que a gestão democrática aconteça na escola, constituída por todos os segmentos da comunidade escolar.
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- Coordenação Pedagógica [455]