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    Questão de gênero e diversidade sociocultural no cotidiano escolar

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    R - E - JOAQUIM FAUSTINONI.pdf (655.5Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Faustinoni, Joaquim
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : Este artigo objetiva apresentar uma breve reflexão sobre diversidade sociocultural e gênero no cotidiano escolar, destacando as relações de gênero e sexualidade na escola, relações de gênero e a postura do(a) docente na vivência escolar, a percepção dos preconceitos e diferenças nas escolas relembrando a dificuldade de inclusão do tema no Brasil apresentando os inúmeros desafios e alguns avanços alcançados. Percebe-se que as diversidades têm sido um grande desafio, pois a escola atual não está de fato preparada para debater e realizar a interação do tema junto aos discentes, por tratar-se de temas ainda complexos e polêmicos para a sociedade em geral. Necessita-se apontar uma escola que garanta o respeito a todas as diversidades vivenciadas pelos educandos dentro da Instituição de Ensino, sendo espaço de inclusão, aprendizagem e construção da identidade do sujeito, percebendo constantemente que os educandos são sujeitos com potencialidades e limitações. Tal condição de preconceitos vivenciada por educandos nas situações de discriminação de gênero, diversidade sexual e diversidade cultural. É fato que o preconceito está presente no cotidiano escolar, por isso, a necessidade de se trabalhar o tema em uma educação inclusiva para todos os sujeitos da escola. O educando tem o direito de ser atendido em todas as suas necessidades educacionais, tendo em vista que a sua inclusão só acontecerá de fato e terá resultado se ele for respeitado em suas diferenças e potencialidades. Este artigo é realizado por meio de estudos bibliográficos com o intuito de comprovar a importância da inclusão de todos os educandos no conceito mais amplo de diversidade no ensino regular e seus reflexos no processo de ensino aprendizagem. Os principais teóricos utilizados são Louro, Camargo, Moreira e Candau, Marin, Albernaz, entre outros. Chega-se a conclusão da necessidade de se continuar refletindo sobre as questões de gênero, sexualidade e inclusão no espaço escolar.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53314
    Collections
    • Coordenação Pedagógica [455]

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